Coronavírus

Médicos do Recife relatam aumento de casos de Covid-19 em Recife

Profissionais da rede privada relataram ao Jornal do Commércio que as unidades de saúde tiveram que reabrir as UTI's para paciente com suspeita de coronavirus.

Profissionais de saúde relataram em reportagem do Jornal do Commercio, que acreditam estar havendo um aumento de casos de covid-19 no Recife.

Na rede privada, por exemplo, um profissional afirmou que foi preciso reabrir uma das unidades de terapia intensiva (UTI) para pacientes com sintomas da Covid-19. O nome do hospital não foi divulgado. Ainda de acordo com a fonte, 11 pessoas estavam nos leitos, ocupando assim toda a capacidade.

Um médico de outro hospital particular do Recife contou que foi necessário reativar 10 vagas de UTI para atender pessoas com suspeita do coronavírus. “Os casos tinham parado de chegar. Mas só hoje, já temos 10 vagas de terapia intensiva ocupadas. O diferencial deste momento é que o índice de gravidade dos pacientes parece ser menor do que na fase de pico da doença”, disse o médico ao JC.

Na opinião do presidente da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco (Sotipe), ouvido pela reportagem do JC, por esses casos não dá pra afirmar que está tendo um aumento de casos de covid-19. “Não dá para dizer se esse cenário justifica uma tendência de aumento ou se, por enquanto, é só uma impressão”.

Ver mais: 

>> Mortes por covid-19 chegam ao menor nível desde maio, diz Fiocruz

O Governo de Pernambuco, por meio do secretário de Saúde, André Longo, garantiu que no momento, não há indicativos de aumento no números pacientes com coronavírus. O secretário disse, em coletiva na última quinta-feira (22), que o Estado está “vigilante”.

Pernambuco: mais cidades avançam para a etapa 10 do Plano de Convivência a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (26), 23 cidades da região do Sertão do Araripe e do Pajeú o avançam para a Etapa 10 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Com isso, todo o Estado de Pernambuco ficará nivelado na mesma etapa do plano.

A Etapa 10 permite a realização de eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade dos espaços. Antes, os limites eram de até 100 pessoas ou 30% da capacidade. Essa fase também autoriza a reabertura de parques de diversão, temáticos e similares, com a adoção de novos protocolos. Cinemas e teatros podem ampliar sua capacidade de lotação para a metade da sala (antes era restrita a 30%).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, afirmou que a tendência de queda dos números validou o novo avanço, colocando todo Estado na Etapa 10 a partir da próxima semana. “Desde o dia 1° de junho, quando iniciamos nosso plano, temos conseguido fazer uma implantação gradual e planejada das atividades econômicas, com protocolo geral, em alguns casos, e protocolos específicos a serem seguidos, para que possamos dar aos pernambucanos a oportunidade de retorno ao trabalho, às atividades produtivas, gerar sua renda, mas sempre com os cuidados necessários para preservar e salvar vidas”, acrescentou.

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com