Repercussão

Gleisi: "Como sempre faz em vésperas de eleições, a Lava Jato ataca o presidente Lula"

Aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiram à mais uma denuncia na Operação Lava Jato, na última sexta-feira, 23 de outubro.

A deputada federal Gleisi Hoffmann publicou no Twitter a seguinte mensagem:

“Como sempre faz em vésperas de eleições, a Lava Jato ataca o presidente Lula. Não há outra razão para o juiz Bonat ter aceito hoje a denuncia fajuta sobre as doações ao Instituto Lula, que ele sabe que são totalmente legais. É muita cara de Pau”.

Segundo o Site Congresso em Foco, o ex-presidente Lula é acusado de utilizar a instituição que leva o mesmo nome que ele para fazer uma lavagem de dinheiro de R$ 4 milhões doados pela Odebrecht entre dezembro de 2013 e março de 2014. Segundo a denúncia, os valores foram feitos formalmente por doações legais e foram repassados em quatro operações de R$ 1 milhão cada uma, mas tiveram como origem contratos fraudados da Petrobras.

Leia também:

>>>Gleisi Hoffmann nega que PT tenha se isolado nas eleições 2020

Além da deputada federal, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, também criticou a ação da Operação Lava Jato.

“A decisão proferida hoje pela ‘Lava Jato de Curitiba’ é mais um ato de perseguição contra o ex-presidente Lula porque aceitou processar mais uma ação penal descabida, que tenta transformar doações lícitas e contabilizadas para o Instituto Lula – que não se confunde com a pessoa do ex-presidente – em atos ilícitos, durante o período eleitoral, em evidente prática de lawfare”.

Referente ao caso, a Assessoria de Comunicação do Instituto Lula disse, em nota, que as doações à instituição foram legais feitas via transferências bancárias documentadas e contabilizadas, com os devidos impostos declarados e recolhidos. O documento também afirma que “Cada centavo arrecadado foi gasto e contabilizado exclusivamente nas atividades do Instituto, como prevê seu objeto social e estatuto”.