Recorreu

Rede vai ao STF para obrigar Bolsonaro a adquirir vacina chinesa

A Rede Sustentabilidade protocolou, nesta quarta-feira (21), uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente Jair Bolsonaro a autorizar a aquisição das 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina chinesa. A informação é do Estadão.

A vacina que está em desenvolvimento com o Instituto Butantã, em São Paulo, causou polêmica nesta quarta-feira (21), depois que Bolsonaro desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de comprar as vacinas. O chefe de Estado manifestou publicamente o posicionamento negativo sobre a vacina. Em resposta a usuários do Facebook, o presidente reforçou que o Brasil não comprará o imunizante da China e falou até em “traição“.

Segundo a Rede, Bolsonaro agiu violando o direito à vida e à saúde com o objetivo de “privar a população brasileira de uma possibilidade de prevenção da covid-19 por puro preconceito ideológico ou, até pior, por motivações estritamente políticas”.

“Ora, quer dizer que agora, depois de determinar a produção em massa de comprimidos de hidroxicloroquina para o combate à Covid-19, o presidente da República está preocupado com a melhor aplicação de recursos públicos com base em critérios científicos?”, questionou a Rede, relembrando que o governo Bolsonaro autorizou e defendeu ativamente o uso da cloroquina no combate ao novo coronavírus, substância que não teve eficácia comprovada. “Parece não haver uma linearidade no discurso”.

Nos bastidores, Bolsonaro avaliou que o ministro da Saúde – diagnosticado com coronavírus – se precipitou e não soube explicar, após reunião virtual com governadores, na terça-feira (20), que uma eventual compra da vacina, seja ela qual for, ocorrerá somente após a aprovação da Anvisa.