Impeachment

Lula defende impeachment de Bolsonaro após fala sobre vacina

O ex-presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (22) no Twitter que o presidente Jair Bolsonaro cometeu um crime de responsabilidade passível de impeachment ao dizer que não vai comprar a vacina contra a covid-19.

Bolsonaro informou que não comprará a CoronaVac desenvolvida pelo laboratório Sinovac Biotech, em parceira com o Instituto Butantan, em São Paulo. Os estudos para esta vacina estão em fase avançada, na terceira e última etapa de testes clínicos.

Se a sociedade, os partidos e os parlamentares, precisavam de um motivo para discutir o impeachment, Bolsonaro acaba de cometer um crime contra a nação ao dizer que não vai comprar a vacina e desrespeitar um instituto da seriedade do Butantan e toda a comunidade científica”, concluiu Lula.

Ver mais:

>> Bolsonaro desiste da Coronavac: “Não compraremos vacina da China”

>> Rede vai ao STF para obrigar Bolsonaro a adquirir vacina chinesa

>> Humberto diz que Bolsonaro está cometendo ‘assassinato’

“Se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina a sua disposição. Se faltava crime de responsabilidade, essa foi a maior irresponsabilidade de um presidente que já vi”, concluiu.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, em reunião com governadores na terça-feira (20), o acordo com o governo paulista para uso do imunizante em todo o território nacional. O ministro havia dito que o governo federal compraria 46 milhões de doses da CoronaVac no fim do ano e outro lote de 100 milhões de doses em 2021.