Opinião

João Paulo: “Saúde e combate à fome serão prioridades mais urgentes em Olinda”

Em sabatina na Rádio Folha, candidato à prefeitura da cidade destaca que a questão central de seu eventual governo será a valorização da vida.

Em entrevista à Rádio Folha, nesta quarta-feira (21), o deputado João Paulo (PCdoB), candidato a prefeito de Olinda, afirmou que suas prioridades de curto prazo para a cidade são o atendimento à saúde e o combate à fome, uma vez que 40% dos olindenses ganham menos de um salário mínimo e por isso estão mais expostos às doenças, especialmente à Covid-19.

“O atual prefeito desmontou o sistema de assistência básica e será necessário reestruturar e requalificar os postos de saúde, além de iniciar um trabalho preventivo e de preparação para uma eventual nova onda de coronavírus”, observou o candidato.

“Como orçamento do município é muito pequeno, vamos recorrer a todos os meios, inclusive a parcerias internacionais, para proteger o que é mais importante no momento: a vida das pessoas”.

Na conversa com os jornalistas Jota Batista e Edmar Lyra, que conduzem a sabatina da Rádio Folha, João Paulo ressaltou que as duas propostas estão interligadas, pois a alimentação inadequada, ou simplesmente a falta de comida na mesa dos mais pobres, agrava os problemas de saúde.

“Queremos desenvolver um trabalho preventivo e diversas frentes, como a formação de brigadas e agentes populares de saúde, frentes solidárias para combate à fome, ao lado de iniciativas capazes de gerar emprego e renda para a população”, disse João Paulo.

“No entanto, para seguimos adiante, a prefeitura precisa ter servidores comprometido com a gestão e motivados para encarar os grandes desafios de servir ao povo diante do descaso do governo federal em relação ao povo, que é replicado em Olinda pelo seguidor de Bolsonaro, o prefeito Lupércio”, afirmou.

“A requalificar os postos de saúde, por exemplo, será parte de uma reestruturação de todo o atendimento, com informatização dos serviços e de uma política de gestão de pessoas e educação permanente do conjunto dos profissionais da saúde, com foco na valorização da carreira pública e na integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo a educação permanente, a formação em serviço e a participação popular”.

Ver mais:

>> Juíza defere elegibilidade de João Paulo (PCdoB) nas eleições de Olinda

>> Moradores de Jardim Brasil e Vila Popular abraçam João Paulo

>> Feirantes de Olinda recebem João Paulo, criticam atual gestão e pedem melhorias

Para João Paulo, a valorização da vida, tão em baixa no Brasil governado por Bolsonaro, será a questão central de seu governo, tanto na saúde quanto em programas de desenvolvimento econômico que sejam capazes de gerar emprego e renda para a população.

Nesse sentido, ele citou o caso do turismo, em especial o carnaval, que pode trazer novas oportunidades para os moradores, e a instalação de polos de tecnologia na cidade, que enfrenta também um grave processo de exclusão digital.

Durante a sabatina, o candidato da “Coligação Olinda das Pessoas” João Paulo também anunciou que dará prosseguimento às obras da avenida Presidente Kennedy que, segundo ele, não tem sido tocada de forma efetiva, mas como obra eleitoral, feita a toque de caixa.

A propósito, ele lembrou que em sua gestão na Prefeitura do Recife, de onde saiu com 88% de aprovação, teve que rever o projeto da Via Mangue que, a princípio, não previa nem saneamento nem retirada das famílias do local que moravam em palafitas.

O candidato disse ainda que, também em nome de valorização da vida, seu governo fará um monitoramento dos riscos nos morros de Olinda para evitar tragédias provocadas por inundações, um problema crônico da cidade, fará obras de contenção e cuidará antecipadamente da transferência das pessoas dessas áreas.

Ao final, João Paulo desejou rápida recuperação ao prefeito Lupércio, que está internado com Covid-19, para que ele e o adversário possam participar de um debate sobre as propostas para Olinda.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de João Paulo

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal