Recife

Meio Ambiente: PCR realiza ação para recolher lixo eletrônico

Iniciativa tem como objetivo incentivar a população a descartar corretamente o lixo eletrônico. Pilhas, baterias, aparelhos de celular são alguns dos materiais que serão recolhidos entre os dias 26 a 30 de outubro, no Econúcleo Jaqueira.

Você sabe o que fazer com equipamentos eletrônicos inutilizados, o popular lixo eletrônico? O descarte desse material exige alguns cuidados para que seja mantido o ciclo de reciclagem e a preservação do meio ambiente.

Para incentivar a população a descartar corretamente esse tipo de resíduo, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza campanha de coleta de lixo eletrônico alusiva à Semana Municipal Lixo Zero, assegurada pela Lei Municipal n.º 18.403/2017, entre os dias 26 e 30 de outubro. A ação será realizada no Econúcleo Jaqueira, localizado no Parque da Jaqueira, das 08h às 12h.

Ver mais: 

>> Prefeitura do Recife anuncia cronograma de execução da Lei Aldir Blanc

>> Prefeitura do Recife protege encosta na rua Diadema no Vasco da Gama

>> Programa emergencial mantém mais de 143,2 mil empregos no Recife

O ponto de coleta receberá pilhas, baterias, aparelhos de celular, notebooks, teclados, fios, mouses, impressoras e outros itens danificados ou em desuso.

Qualquer pessoa pode descartar o material no Econúcleo Jaqueira. Os itens entregues serão destinados à empresa Reeecicle, que ficará responsável por todo o reaproveitamento do material de forma sustentável e reinseri-los na cadeia produtiva como matéria-prima.

A empresa atua no mercado desde 1995 nos mais diversos setores que envolvem economia circular, reciclagem, sustentabilidade, bem como programas e campanhas ambientais para conscientização das comunidades em geral, criando uma cultura verde para conservar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, salienta a importância da conscientização do descarte correto do lixo eletrônico.

“Atualmente, é cada vez maior o número de aparelhos eletrônicos que são fabricados e consumidos pelas pessoas todos os dias e esses equipamentos acabam se tornando lixo eletrônico. A coleta desse material é uma ação de grande importância para o município. Esses equipamentos contaminam o meio ambiente por muitos anos se descartados de forma errada. Por isso, precisamos destiná-lo adequadamente para manter nosso ecossistema saudável”, explica.

 

Além de seu potencial poluidor, o lixo eletrônico leva centenas de anos para se decompor junto à natureza. Ele não pode ser descartado juntamente com o lixo comum porque os equipamentos têm produtos tóxicos, que são altamente poluentes.

Mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio são alguns dos elementos químicos existentes em processadores, capacitores e baterias, que se não estiverem em condições corretas podem contaminar pessoas, animais, ar, água e solo.

Sobre a Semana Municipal do Lixo Zero

Anualmente, a última semana de outubro é dedicada à “Semana Municipal do Lixo Zero”. A iniciativa, fundada pela organização civil Instituto Lixo Zero Brasil, tem o objetivo de incentivar a redução do lixo destinada aos aterros sanitários do país.

No Recife, a proposta foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, assegurada pela Lei Municipal n.º 18.403/2017, para promover debates sobre o tema em empresas e escolas; fomentar a economia circular; conscientizar sobre a necessidade de redução dos resíduos; realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre resíduos sólidos e ações coletivas de limpeza em espaços públicos; contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem; incentivar o consumo consciente e realização de mutirões de limpeza em parques, praças, ruas, canais e pontos turísticos do Recife.

Lista de materiais que podem ser descartados:

Computadores (funcionando ou não);
Celulares, smartphones e tablets;
Peças de computador em geral;
Eletroeletrônicos em geral;
Notebooks, MACs, All-in-On.

Da redação do Portal com informações da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife 

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal