Pandemia

Colégio no Recife suspende aulas após alunos testarem positivo para a covid-19

O Colégio Damas, localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, decidiu suspender aulas por um período de 14 dias após alunos testarem positivo para o novo coronavírus.

A suspensão será válida a partir desta quinta-feira (22) e segue até o próximo dia 2 de novembro para os estudantes do 3º ano do ensino médio.

A direção do colégio comentou sobre o assunto por meio de nota, mas sem informar a quantidade de alunos infectados e se todos estudam na mesma turma.

“Nesta quarta-feira (21), a direção do Colégio Damas foi notificada que alunos da 3ª série do ensino médio testaram positivo para covid-19. As pessoas que tiveram contato com eles já foram comunicadas sobre o resultado e receberam orientação de ficarem em isolamento e realizarem o teste. Estamos cientes de que essa contaminação ocorreu antes do retorno às aulas presenciais, durante um encontro entre os alunos fora do ambiente escolar”, diz um trecho.

O Colégio Damas retornou às aulas no dia 13 de outubro.

“Seguindo rigorosamente o protocolo de saúde e segurança da Rede Damas Educacional, validado por especialistas, além das orientações de autoridades de saúde do Estado, as aulas presenciais das turmas da 3ª série do Ensino Médio estão suspensas a partir desta data continuarão de forma remota. A medida preventiva vale até o dia 2 de novembro”, acrescenta.

Leia também:

>>> Alunos da rede privada retomam às aulas presenciais nesta terça-feira (13)
>>> Contra volta às aulas, professores da estadual de Pernambuco entram em greve nesta quarta (21)
>>> Pernambuco prorroga suspensão das aulas presenciais até 31 de outubro

Retorno das aulas na rede privada

Alunos do 2º ano do ensino médio de escolas particulares de Pernambuco retomaram às atividades presenciais no dia 13 de outubro. O retorno gradativo teve início na última sexta-feira, 9 de outubro, para os alunos do 3º ano do ensino médio.

Os estudantes do 1º ano só retornaram às aulas nessa terça-feira, dia 20 de outubro. A volta das atividades presenciais não é obrigatória, mas deve seguir um protocolo estabelecido. Entre as determinações, está o uso obrigatório de máscara em todas as dependências das instituições de ensino, distanciamento social e disponibilização de álcool 70%.

A data prevista para o início do retorno gradativo era o dia 6 de outubro, uma segunda-feira. No entanto, no dia 2 de outubro, o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), que representa os profissionais da rede privada, entrou na justiça contra esse retorno. Em nota, o sindicato havia informado que o retorno se daria por interesses empresariais, “em detrimento da saúde e da proteção da vida da comunidade escolar”.

O pedido foi acatado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-6) e a decisão, que não incluía as unidades públicas, foi assinada pelo juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, da 12ª Vara do Trabalho do Recife.

No entanto, na noite do dia 8 de outubro, o presidente do TRT-6, desembargador Valdir Carvalho, suspendeu a liminar do juiz da 12ª Vara do Trabalho do Recife e autorizou a volta às aulas presenciais.