Vacinação

Jaboatão vacinação anterrábica em cães e gatos em sistema drive-thru

De acordo com a secretaria de saúde, Jaboatão não teve nenhum caso de raiva no período de 2017 a 2020.

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes dá continuidade, neste sábado (17), das 8h às 13h, à campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos do município. Neste ano, devido a atual situação provocada pela pandemia da Covid-19 e para evitar aglomerações, a ação está sendo realizada de casa em casa e em dois postos de drive-thru.

Com agentes da secretaria municipal de Saúde divididos no bairro de Cavaleiro e em dois pontos drive-thru – um no estacionamento da sede da prefeitura, na Av. Barreto de Menezes, e outro no prédio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) – a prefeitura espera imunizar cerca de 3.800 animais.

Veja mais:
>>Este ano vacinação antirrábica nos animais acontecerá em casa 

Com o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão pelo novo coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a partir de recomendações do Ministério da Saúde (MS), adotou, este ano, estratégias especiais para a Campanha Nacional 2020 de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, realizada neste mês de outubro.

Para evitar aglomeração de pessoas em postos fixos, a vacinação ocorrerá casa a casa, de acordo com a ocorrência (ou não) de casos de raiva animal registrados nos últimos anos nas localidades. Até o momento, mais de 590 mil doses da vacina já foram enviadas para os municípios pernambucanos. A meta do Estado é imunizar 700 mil animais.

Para execução do cronograma, as cidades foram divididas em três grupos. No grupo 1 estão os municípios que tiveram casos de raiva animal, em qualquer espécie nos últimos quatros anos. Nesses, a vacinação deverá ser realizada na área rural e nos locais (bairros, distritos, etc) onde ocorreram os casos.

De acordo com a secretaria de saúde, Jaboatão não teve nenhum caso de raiva no período de 2017 a 2020. Ações de imunização ajudam a prevenir a raiva, enfermidade fatal em quase 100% dos pets diagnosticados com a zoonose, que também pode afetar o ser humano.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com