Procurados

Polícia procura 21 criminosos libertados pelo ministro Marco Aurélio

As decisões tomadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, baseadas no critério que torna ilegais prisões preventivas não reavaliadas a cada 90 dias, aponta que não foi apenas o traficante de drogas André Oliveira Macedo, o André do Rap, que conseguiu ser beneficiado.

De acordo com um levantamento publicado pelo jornal Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (16), as polícias federal e dos Estados procuram ao menos outras 20 pessoas que conseguiram liminares baseadas no recente critério adotado pelo ministro da Suprema Corte.

Ao todo, Mello concedeu 225 decisões liminares (provisórias) em habeas corpus no ano de 2020, destes, 21 atendidos seguem no Banco Nacional de Mandados de Prisão.

Outras 92 pessoas conseguiram liminares de Marco Aurélio que levaram em conta o vencimento do prazo de revisão das prisões, o levantamento inclui as “extensões” de habeas corpus, que são pedidos de ampliação dos efeitos para réus em condições semelhantes.

A situação de 15 desses 21 casos é bastante semelhante à de André do Rap, porque tiveram mandados de prisão expedidos após a liminar de Marco Aurélio ser derrubada.

Ver mais:

>> Ministro do STF manda soltar um dos líderes do PCC, em São Paulo

>> Votação: STF forma maioria para manter mandado de prisão de André do Rap

>> STF julga decisões sobre libertação de André do Rap

Na quinta-feira (15), os ministros do Supremo firmaram entendimento de que o fim do prazo da prisão preventiva não resulta em soltura automática do detento.

Na lista de procurados, há criminosos condenados já em segundo grau e aqueles que ainda são investigados, mas tinham ordens para permanecerem presos de maneira preventiva.

Dentre as crimes cometidos pelos suspeitos estão o tráfico internacional de drogas, estelionato, homicídio qualificado, extorsão e até por formação de milícia.

Um deles, o traficante Clovis Ruiz Ribeiro, por exemplo, condenado por tráfico de drogas em primeiro grau, tem elo com quadrilha que trafica drogas entre a Bolívia e São Paulo. Condenado a 16 anos de prisão e recorrendo nas instâncias superiores, conseguiu uma liminar de Marco Aurélio em 23 de junho. Após a decisão, fugiu e é procurado pela polícia.