Corrupção

Ex-deputado e procurador são alvos de operação da PF contra fraudes na Saúde de Roraima

Segundo as investigações, o ex-parlamentar, Abel Galinha (DEM), é suspeito de influenciar fraudes durante e após o seu mandato.

O empresário e ex-deputado federal Abel Galinha (DEM) é alvo de operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (16) contra fraudes em contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima entre 2017 e 2019.

Um procurador do estado, cujo nome ainda não foi divulgado pela PF, também é investigado por receber propinas para viabilizar as fraudes que movimentaram mais de R$ 14 milhões.

Conforme a PF, o ex-deputado influenciou as fraudes durante e após o seu mandato. Ele é suspeito de condicionar os pagamentos da Sesau à empresa que participava do esquema. A propina era distribuída para garantir pagamentos de faturas, permitir a renovação de contratos e garantir um documento falso de recebimento de refeições destinadas aos hospitais da rede pública estadual.

As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Roraima, após representação policial e manifestação do Ministério Público Federal, que também atua no caso.

Galinha foi eleito deputado federal em 2014 com 8.834 votos. Em 2018, disputou como vice-governador de Roraima na chapa encabeçada por José de Anchieta Junior (PSDB). A ação é a segunda etapa da Operação Godfather – deflagrada em dezembro de 2019 – para desarticular um esquema de desvio de recursos públicos em licitação para fornecimento de comida a hospitais públicos de Roraima.

Desvid-19

A PF ainda não confirmou se esta operação está relacionada com a ação desta quarta-feira (14), que cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-vice-líder do governo, Chico Rodrigues, também do DEM. A Operação Desvid-19 visava combater um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos para o combate ao coronavírus em Roraima.

O ex-deputado e o senador fazem parte do mesmo grupo político, são filiados ao partido Democratas em Roraima. Galinha é o representante da sigla no estado.

Fonte: G1

Ver mais: 

> Corrupção na PF: operação mira em servidores e empresários envolvidos no pagamento de propina a policiais no Rio

>> PF cumpre mandados em operação que investiga transferências de domicílio eleitoral com endereços falsos

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com