Inteligência Artificial

Prefeitura do Recife participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A programação virtual do evento ainda inclui palestras relacionadas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, participa da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)  entre os dias 19 e 23 de outubro.  Com o tema: “Inteligência artificial – A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, a programação promovida pelo Jardim Botânico do Recife será de forma virtual por meio de exposições, palestras e oficinas. O evento é uma ação nacional com objetivo de fomentar atividades de popularização da ciência com o intuito de mobilizar a sociedade, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovações, valorizando a criatividade e a atitude científica.

 

Durante a programação, o público poderá acompanhar as atividades do projeto “Jardim Botânico do Recife no uso da inteligência artificial para a popularização da ciência” através do canal do JBR no Youtube (https://bit.ly/31mYjU3)  e conhecer  as tecnologias e pesquisas desenvolvidas no espaço. Serão apresentados aplicativos que auxiliam a visitação no equipamento, a funcionalidade do QR Code (Código de Resposta Rápida) utilizado nas placas das coleções científicas como instrumento de apoio e de interação com o visitante, além da divulgação das atividades de pesquisa/conservação com uso  de inteligência artificial que o equipamento ambiental realiza. Uma das oficinas do roteiro vai demonstrar como a distribuição de uma espécie pode ser alterada diante dos cenários de mudanças climáticas  .

 

A programação virtual do evento ainda inclui palestras relacionadas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e oficinas abordando a modelagem de distribuição de espécies e técnicas para impressão 3D. Todas as atividades serão desenvolvidas pelos analistas ambientais do Jardim Botânico do Recife em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação ainda conta com uma palestra que vai mostrar um panorama geral dos projetos e iniciativas em inteligência artificial desenvolvidos no Estado. Durante a atividade desenvolvida em parceria com a UFPE, estudantes e profissionais serão convidados a compartilhar suas experiências em IA.

 

“Devido à pandemia, nossa programação será virtual. Vamos mostrar a importância e aplicação da Ciência e Tecnologia dentro do Jardim Botânico do Recife e apresentar nossa produção de conhecimento e riqueza, mobilizando estudantes e a sociedade em geral e contribuindo com a popularização do debate acerca dos benefícios da ciência”, destacou José Neves Filho, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

 

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. É realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais e seus veículos de fomento à cultura e tecnologia, juntamente com instituições de ensino e pesquisa. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que incluam todas os órgãos governamentais e não-governamentais a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país, popularizar e divulgar trabalhos na ciência tecnológica, biológica e até política.

 

Serviço

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Data: 19 a 23 de outubro

Canal para companhar as atividades no Youtube:  https://youtube.com/channel/UCe0Y7zOyP_-kJagGfncJb8w

 

Confira a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Recife (SNCT):

Exposições – Serão liberadas no dia 19/10 às 8h

01 –  Uso do aplicativo de visitação ao Jardim Botânico do Recife

02 – Uso de QR-codes em placas de equipamentos do JBR

03 – Uso de QR-codes em placas de espécies arbóreas do JBR

04 – Uso de material de impressão 3D em atividades de educação ambiental

05 – Pesquisas de Modelagem de Distribuição de Espécies Ameaçadas

06 – Uso de arduíno na automatização de irrigação em viveiros florestais e compostagem

Palestras

Data: 20/10/2020 às 20h

1 – Experiências do uso da inteligência artificial em pesquisa, conservação e educação ambiental pelo Jardim Botânico do Recife – Nos últimos anos, o Jardim Botânico do Recife tem investido na captação de recursos por projetos que têm modificado os ramos da pesquisa e educação ambiental no espaço, promovendo a conservação de espécies da flora nacional ameaçadas de extinção e inclusão social na visitação ao espaço verde.

Palestrante: MsC Uilian do Nascimento Barbosa – Jardim Botânico do Recife/Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade/Prefeitura do Recife

2 – Ecopass: Promovendo Inovação com Foco na Sustentabilidade e Impacto Social – Inovar é ousar e obter sucesso a partir de novas ideias. Em um mundo confrontado por problemas socioambientais, aliar inovação à sustentabilidade e ainda gerar impacto social positivo se torna cada vez mais necessário, além de uma forma de preservar o meio ambiente, uma forma de alcançar novas oportunidades de mercado.

Palestrante: Luiz Roberto de Oliveira – CEO Ecopass

Data: 21/10/2020 – Às 17h

3 – Panorama da Inteligência Artificial em Pernambuco

Nesta palestra, Giordano Cabral, vice-presidente do conselho do CESAR e professor do Centro de Informática da UFPE, vai expor um panorama geral sobre os projetos e iniciativas em inteligência artificial desenvolvidos no Estado. Ainda na atividade, Giordano também vai falar um pouco sobre a realização da Semana de Ciência e Tecnologia de Pernambuco 2020, encabeçada pela UFPE, e abrirá uma chamada para cadastramentos de experiências em IA de estudantes e profissionais.

Palestrante: Giordano Cabral – CESAR e CIn/UFPE

Oficinas – 21 a 23 de outubro

Data: 21/10/2020 – às 20h

1 – Como a inteligência artificial ajuda a prever as respostas das plantas às mudanças climáticas – Um dos desafios do mundo moderno é entender como os organismos sofrerão com as alterações ambientais provocadas pelo homem. Usando Inteligência Artificial é possível prever como a distribuição de uma espécie pode ser alterada diante dos cenários de mudanças climáticas. Esse é um dos campos da biologia chamado Modelagem de Nicho Ecológico e nessa palestra serão dialogados os seus princípios e aplicações.

Responsável: Dr. Jefferson Rodrigues Maciel – Jardim Botânico do Recife/Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade/Prefeitura do Recife

Data: 22/10/2020 – às 17h

2 – Fotografia e Arquitetura para Ambiente Online – Trazendo Qualidade Profissional sem Perder a sua Identidade (22/10 – 17h) – Para um momento que nos leva a uma maior presença em redes sociais e reuniões virtuais com ênfase no cenário online, serão dialogadas técnicas e dicas unindo conhecimentos da fotografia, arquitetura e iluminação para apresentar uma nova roupagem à imagem profissional sem perder a sua  identidade.

Responsável: Natália Tenoli – Arquiteta, urbanista e fotógrafa de casamentos e família há 10 anos, apaixonada por histórias e por guardar este legado através dos registros fotográficos.

Data: 22/10/2020 – às 20h

3 – Impressão 3D: aplicações, desenvolvimento de projeto e técnica de impressão – A impressora 3D é um equipamento considerado como uma mini indústria por permitir o desenvolvimento de peças através da fabricação digital. Com o aumento do número de fabricantes de matéria-prima e designers, o equipamento permite o desenvolvimento de soluções nas mais diversas áreas de atuação. Não sendo diferente na área de ciências biológicas: a impressão 3D permite o desenvolvimento de protótipos e ferramentas de apoio em campo e pesquisa.

Responsável: Rafael Oliveira – CEO Coletivo 3D

Dia 23/10/2020 – às 14h

4 – Modelagem 3D do Zero com o Blender 2.8 (23/10 – 14h) – Nesta oficina de Blender, serão apresentados os conhecimentos necessários para criação de artefatos tridimensionais. Entre as abordagens estão pontos como: o que é um artefato 3D, seus princípios matemáticos e geométricos e como ele é construído em software de modelagem. Em seguida, haverá demonstração da ferramenta Blender 2.8 de maneira prática.

Responsável: Daniel Nipo, graduado em Jogos Digitais pela UNICAP, pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela UNINASSAU e graduando em Licenciatura em Expressão Gráfica pela UFPE.

Leia também:

>>>Prefeitura do Recife promove qualidade de vida com calçamento de rua e requalificação de escadaria

>>>Prefeitura do Recife reinicia atividades esportivas no novo Geraldão

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR.

Veja Mais

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com