Obras

Governo de Pernambuco investe R$ 15 milhões na ampliação do esgotamento sanitário em Paulista

O Governo do Estado, através da Compesa, iniciou as obras de ampliação do esgotamento sanitário do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Serão ampliadas as redes de coleta de esgoto dos bairros do Fragoso, Torres Galvão e Tabajara. O empreendimento conta com recursos da Caixa Econômica Federal/OGU e beneficiará cerca de 38 mil habitantes.

A obra será composta pela implantação de mais de 41 mil metros de ramais, 11 quilômetros de rede coletora de esgotos e de duas Estações de Elevatórias, com capacidade de bombear 22 e 26 litros por segundo, respectivamente. Todo o esgoto proveniente da área de implantação será tratado na ETE Janga, em Paulista, que já possui capacidade para receber este incremento de vazão.

De acordo com o gerente de Obras da Compesa, Rafael Ramos, ainda está projetada a construção de 6 mil caixas coletoras de esgoto. “Todo esgoto coletado, no futuro, nessas áreas, será destinado para a ETE Janga, a terceira maior estação de tratamento de esgoto da RMR, que foi totalmente recuperada através do Programa Cidade Saneada”, informou. “A obra mudará a realidade das localidades contempladas, levando uma melhor qualidade de vida aos moradores”, ressalta.

Ver mais: 

>> Governo de Pernambuco viabiliza novo empreendimento no Sertão do Araripe

Fonte: Governo de Pernambuco

Governador visita obras de laboratório no bairro de Dois Irmãos

O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (09.10), as obras da nova unidade do Laboratório Professor Adaucto da Silva Teixeira, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, o equipamento está sendo construído na Praça Farias Neves, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, e deve ser entregue no primeiro semestre de 2021. As instalações vão melhorar e ampliar os trabalhos de monitoramento da qualidade das águas dos rios, reservatórios e praias no Estado, além de atender demandas do público.
“O laboratório vai nos dar uma condição melhor de cuidar do nosso meio ambiente, planejar melhor todas as práticas de sustentabilidade e avançar em uma questão que para Pernambuco é crucial. Temos que ter um desenvolvimento sustentável que acople a questão econômica e social, mas, principalmente, que garanta o meio ambiente sustentável. Estamos dando exemplos de boas práticas e esse laboratório vai fortalecer todas as ações que planejamos para o futuro”, destacou o Governador Paulo Câmara.