Perdão

Líder supremo da Coreia do Norte chora ao se desculpar com população

O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chorou ao pedir desculpas por seu desempenho à frente do país, afetado por sanções internacionais, desastres naturais e, mais recentemente, pela pandemia de coronavírus. O gesto raro de emoção, que ocorreu no sábado (10), durante discurso em um desfile militar, foi mais um sinal da crescente pressão sobre o seu regime, segundo analistas.

“Nosso povo depositou confiança em mim, tão alta quanto o céu e tão profunda quanto o mar, mas não consegui sempre viver de acordo com isso de forma satisfatória. Eu realmente sinto muito por isso”, disse Kim, segundo o jornal sul-coreano Korea Times.

O desfile militar ocorreu na capital Pyongyang para marcar o 75º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

“Meus esforços e sinceridade não foram suficientes para livrar nosso povo das dificuldades em suas vidas”, afirmou.

Apesar das evidências do crescente poderio militar da Coreia do Norte, o líder supremo norte-coreano preferiu oferecer apoio às vítimas da Covid-19 no mundo inteiro.

Ver mais:

>> EUA: “presente” da Coreia do Norte pode ser míssil de longo alcance

>> Ditador da Coreia do Norte recebe ‘moção de Louvor e Reconhecimento’ de vereador do PSOL-RJ

>> EUA: “presente” da Coreia do Norte pode ser míssil de longo alcance

Embora o Governo norte-coreano insista que Pyongyang não tenha registrado nenhum caso do vírus, a economia já afetada por anos de sanções nucleares foi profundamente abalada.

De acordo com o Korea Times, o motivo do choro de Kim está relacionado à pressão sobre sua liderança

“É importante entender por que ele chorou nesta ocasião. Por trás de sua mensagem, pode-se sentir que Kim está sentindo muita pressão sobre seu governo”, disse Hong Min, diretor do setor de Coreia do Norte do Instituto Coreano de Unificação Nacional, ao Korea Times.