Pernambuco

Vídeo: Vereador de Taquaritinga do Norte é preso pela PM após confusão

Um vídeo gravado em Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, registra uma grande confusão que resultou na prisão de um vereador na noite do último sábado, dia 10 de outubro. O caso ocorreu no distrito de Pão de Açúcar, onde ocorria um ato político com a presença do legislador Jorge Custódio Maia, conhecido pela população como Borges (PSD).

Um guarda civil relatou em depoimento na Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe que uma viatura estava em ocorrência, quando tentou passar por uma via, que estava interditada. Ao seguir no sentido oposto a uma das ruas, o veículo da Guarda foi bloqueado por outro carro que participava da movimentação política.

Jorge Custódio Maia, “vereador Borges.” Foto: Reprodução/Rede Social

Os agentes, então, solicitaram passagem, mas não foram atendidos. Na confusão, o vereador Borges teria atirado uma lata de cerveja em direção aos guardas. Ainda segundo o efetivo, o legislador incentivou os participantes do evento a empurrar e jogar cerveja na viatura.

Um dos guardas que participaram da ocorrência informou que o vereador arremessou uma lata de cerveja no para brisa da viatura. Grande parte do problema foi gravado em vídeo que circula nas redes sociais. Depois disso, a Polícia Militar foi acionada.

Vídeo: Vereador de Taquaritinga do Norte é preso pela PM após confusão
Possível lata atirada por população na guarda municipal durante ato. Foto: Divulgação

O vereador Borges foi conduzido para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe e autuado em flagrante por dano qualificado. O delegado de Polícia Civil, Ednaldo Moscoso, arbitrou uma fiança no valor de R$ 5 mil.

Por volta das 2h da madrugada deste domingo (11), o político pagou e foi posto em liberdade. Já em desfavor da filha do vereador, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de desacato.

Vídeo: Vereador de Taquaritinga do Norte é preso pela PM após confusão
Guarda municipal de Taquaritinga do Norte alega agressão. Foto: Divulgação

Em nota, o comandante do 24° Batalhão de Polícia Militar informou que foi legal e legítima a ação da Polícia Militar:

“Aos olhos deste Comandante, a ação PM foi legal e legítima […] ou as forças do estado/município se impõem adequadamente ou são desmoralizadas e até agredidas pela população cega pela política a mando direta/indiretamente de determinados candidatos políticos, neste caso do vereador envolvido nesta ocorrência. […] parabenizo novamente o efetivo Policial Militar pelo equilíbrio na ocorrência e seu devido desfecho.” – disse o Ten. Cel. PM Lúcio Flávio.

No boletim de ocorrência registrado na Delegacia, consta que os PMs foram recebidos com agressões e que a filha do vereador teria dado um tapa no rosto do guarda. Há imagens da situação que mostram o vereador sendo levado no camburão e um PM agredindo um dos participantes do ato político. Assista ao vídeo!

Da redação do Portal com informações do Blog do Ney Lima