Promessa

João Campos vai criar maior programa de Regularização Fundiária do Recife

A constituição de territórios habitados de boa parte do Recife é marcada pela ocupação de áreas que, ao longo dos anos, se consolidam como comunidades ou bairros. No entanto, a fragilidade jurídica dessas localidades não permite aos seus moradores o acesso a determinados serviços públicos e privados.

Como as gestões municipais não conseguiram avançar nessa questão – nos últimos oito anos, apenas 3,5 mil títulos de posse foram entregues, por exemplo -, o candidato a prefeito pela Frente Popular, deputado João Campos (PSB), se comprometeu a responder essa demanda com a criação do maior programa de regularização fundiária da história.

“Vamos entregar 50 mil escrituras nos próximos quatro anos. E faremos isso priorizando as áreas com maior vulnerabilidade, assegurando a posse formal, legal da moradia a famílias que, muitas vezes, deixam de receber benefícios sociais ou não conseguem acesso a crédito por não contarem com um endereço reconhecido pelo poder público. A Prefeitura do Recife precisa e vai colocar essa ação como prioridade”, destacou João Campos, durante visita à comunidade Sítio do Cardoso, que possui mais de duas mil residências nessa condição.

Veja também: 

>>>João Campos lidera todas as principais pesquisas no Recife

Para garantir a entrega de um número tão grande de títulos de posse, o candidato da Frente Popular do Recife pontuou que a Prefeitura vai fazer um grande processo de cadastramento das famílias que se encontram nessa situação e um mutirão para garantir a execução do volume de registros, muito acima do que habitualmente atendem hoje.

O programa de regularização fundiária anunciado por João Campos hoje contará com um investimento de R$ 9 milhões. Esses recursos, oriundos dos cofres municipais, serão assegurados pelo conjunto de iniciativas de austeridade fiscal que serão implementadas pelo futuro prefeito já no primeiro semestre de 2021.

O candidato da Frente Popular ainda destacou que, além da regularização fundiária, a sua gestão também vai garantir a isenção de IPTU para famílias de baixa renda que receberão o título de posse.

“Mais do que um simples documento, a regularização de tantas famílias é um compromisso nosso que vai proporcionar cidadania a inúmeros recifenses que precisam desse acesso”, completou.

Da redação do Portal com informações da assessoria de João Campos