ICLEI

Geraldo destaca crescimento da pauta climática em reunião do ICLEI

O prefeito Geraldo Julio, reeleito presidente do Comitê Executivo Regional do ICLEI para a América do Sul para o mandato de 2021-2024, participou de reunião do Comitê Executivo Global (GexCom), na manhã desta sexta-feira (9).  Na ocasião, o prefeito fez um balanço da sua gestão à frente do ICLEI, onde a América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos como Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, entre outros.

O encontro foi comandado pelo secretário global do ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade, o belga Gino Van Begin. O Comitê Executivo Global é formado por todos os presidentes de Comitês Regionais e contou, além do prefeito Geraldo Julio representando a América do Sul, com a participação dos demais representantes da Europa, África, América do Norte, México, América Central e Caribe.

O prefeito Geraldo Julio destacou o crescimento do ICLEI na América do Sul nos últimos dois anos e ressaltou o crescimento da participação dos governos locais no debate global como estratégia de futuro para as cidades.

“Aqui no Recife, temos a disciplina de sustentabilidade nas escolas pública e visitei essa semana um laboratório de ciência e tecnologia, no qual os alunos escolheram a sustentabilidade para a aula inaugural. Isso demonstra o legado do nosso trabalho. A pauta da emergência climática é urgente e central no futuro da nossa cidade”, disse.

O secretário geral do ICLEI, Gino Van Begin, também destacou o desempenho da regional da América do Sul, sob a liderança do Recife.

“Nesses últimos 4 anos, novas lideranças surgiram na região. Nós da Secretaria Global do ICLEI ficamos muito felizes de  ver mais cidades da América do Sul se engajarem e agora, além do Brasil, ter conseguido instalar outros dois escritórios na América do Sul”, disse.

Primeiro no Brasil a assumir o cargo de presidente da organização, a gestão do prefeito Geraldo Julio, que iniciou em 2019, resultou em 80 governos locais associados, 68 governos locais beneficiados por projeto de cooperação, 16 projetos de cooperação técnica, 47 cidades e setes países capacitados, 44 participantes em eventos nacionais e internacionais e 44 eventos organizados pelo iclei América do sul.

Durante a reunião, foram discutidas as relações e registro de dados climáticos, a recuperação dos governos locais neste período de pandemia da Covid-19 e apresentados portfólios temáticos com as principais ações de sustentabilidade desenvolvidas pelos membros do comitê global da Europa, África, América do Norte, México, América Central e Caribe. Neste período de pandemia, 24 escritórios do ICLEI em todo o mundo adaptaram-se à nova realidade e ofereceram recursos para ajudar cidades, vilas e regiões na linha de frente da pandemia, redesenhando a maioria de seus serviços, projetos e iniciativas para serem entregues integralmente por meios remotos e virtuais.

No Recife, as orientações diretas do ICLEI com apoio de uma consultoria para a elaboração do Plano de Ação Climática da Cidade foram realizadas de forma virtual, com validação de dados coletados, participação ativa de gestores de órgãos municipais, juventudes e demais atores de interesse da sociedade para  implementação de ações concretas de mitigação e adaptação à mudança do clima. O documento desempenha o compromisso de responder à mudança climática para tornar Recife neutra na emissão de carbono até 2050. O prefeito de Quelimane (Moçambique) e presidente do ICLEI para a África Manuel de Araújo ressaltou o trabalho de Geraldo Julio à frente da organização. “Parabéns pelo trabalho na América do Sul, prefeito Geraldo Julio. Vocês são uma inspiração para nós”, afirmou Araújo.

 

Sobre o  ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – É uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 100 países, influenciamos as políticas de sustentabilidade e impulsionamos a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta 78 governos associados em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, o ICLEI América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.

 

Leia Também:

>>Prefeito Geraldo Julio é reeleito presidente do ICLEI América do Sul 

>>Geraldo Julio faz entrega simbólica do 6º Laboratório de Ciência e Tecnologia da Rede de Ensino do Recife

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR.