Indicação

Bolsonaro deve indicar ministro Jorge Oliveira para o TCU

Jorge ocupará o cargo do presidente do TCU, José Múcio Monteiro, que irá se aposentar no dia 31 de outubro.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, deverá ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a um cargo no Tribunal de Contas da União (TCU). Escolha é semelhante ao que ocorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), cujos membros foram indicados pelo presidente da República. No STF, o escolhido por Bolsonaro foi Kassio Nunes.

De acordo com o Correio Brasiliense, o cargo a ser ocupado por Jorge Oliveira no TCU é o de José Múcio Monteiro, presidente do Tribunal. Múcio esteve com Bolsonaro na sexta-feira (2), quando o comunicou que se aposentará no dia 31 de outubro, mas vai protocolar sua saída esta semana.

No TCU, o nome de Jorge Oliveira não causou surpresa. Os nomes de Jorge Oliveira e do Controlador-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, já eram cotados para o cargo. Portanto, não há resistência por parte do TCU.

Kassio Marques

Diário Oficial da União publica, na sexta-feira (2), despachos do presidente da República, Jair Bolsonaro, indicando oficialmente o nome do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região, para uma vaga  de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, o presidente encaminha o nome do desembargador para apreciação do Senado. Se aprovado pelos senadores, Marques assumirá a vaga do ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante do STF, que antecipou sua aposentadoria da corte a partir do dia 13 de outubro.

Perfil

Kassio Cunha Marques tem 48 anos e é desembargador do Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1) desde 2011. Ele foi escolhido pela então presidente Dilma Rousseff na vaga reservada a profissionais oriundas da carreira na advocacia.

Natural de Teresina, Marques foi advogado por cerca de 15 anos e integrou os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele também foi juiz no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí.

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com