Baixa

Recife registra 98,5% de redução nos casos graves de covid-19

No Recife, nesta segunda-feira (5), 206 dias após a confirmação dos primeiros casos de covid-19, o prefeito Geraldo Julio anunciou que o mês de setembro foi o período de menor número de pacientes graves desde o início da pandemia, com 68 casos. A redução foi de 98,5% na comparação com o mês de abril, quando foram registrados 4.195 casos de covid 19. O isolamento social realizado muito cedo e a rede emergencial com sete hospitais de campanha construídos em 45 dias garantiram atendimento adequado a todos os recifenses e pernambucanos que precisaram e ajudaram a salvar milhares de vidas, diante da maior emergência de saúde da história da cidade.

“Nós continuamos acompanhando o número da pandemia em nossa cidade e orientando permanentemente a prevenção. O mês de setembro foi o mês de menor número de pacientes graves desde o início da pandemia. Foi uma redução de 98,5%, comparado ao mês de abril. Foram 68 casos em setembro e 4195 casos de covid grave em abril. Nós precisamos continuar o trabalho de prevenção. Essa é uma conquista coletiva, de todos que vem tomando os devidos cuidados. Com o número menor de doentes graves a gente pode seguir com o plano de reabertura, retomando as atividades normais em nossa cidade”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

Após mais de cinco meses de queda nos principais indicadores da pandemia, também é expressiva a redução de casos graves na comparação do último mês fechado com agosto, quando foram registrados 199 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) por covid-19 – uma queda de 66%.

Na fase mais crítica da pandemia, entre abril e maio, a rede de saúde da capital pernambucana não entrou em colapso graças ao maior índice de isolamento social entre as capitais brasileiras e à abertura de leitos que não existiam no início deste ano. A Prefeitura do Recife construiu sete hospitais de campanha, que chegaram a ter cerca de mil leitos para os pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19. O Recife foi a capital que, proporcionalmente à população, abriu mais leitos de covid no Brasil.

 Os sete hospitais municipais e os leitos de covid abertos em outras duas unidades de saúde propiciaram mais de 18.500 atendimentos, mais de 6.300 internações e mais 3.200 altas médicas. Para dar conta dessa demanda extraordinária, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife contratou mais de quatro mil profissionais e adquiriu mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares, além 3,5 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

Com a queda consolidada de diversos indicadores da pandemia, há cinco meses, já foi possível desmobilizar seis desses hospitais de campanha. Ao todo, já foram desativados 753 leitos municipais, restando 275 leitos em funcionamento, sendo 110 UTIs e 165 enfermarias. Neles, estão internados hoje 113 pacientes – 54 nas enfermarias e 59 deles nas UTIs. Com o número de pacientes internados também caindo desde junho, o único hospital de campanha municipal que permanece funcionando completamente é o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro.

 

Leia também:

 

>>Estações Itinerantes levam máscaras e informações sobre a covid-19 a novos locais, nesta semana

>>Maior hospital de campanha do Recife é desativado após último paciente com Covid-19 receber alta

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR.