Educação

João Campos visita UPE e defende união das necessidades da cidade com o potencial do conhecimento acadêmico

Em visita à Reitoria Universidade de Pernambuco (UPE) na tarde desta quinta-feira (01), o candidato à Prefeitura do Recife pela Frente Popular, deputado João Campos (PSB), voltou a defender maior interação entre a gestão pública municipal e o conjunto de universidades instaladas na cidade.

Para João Campos, é preciso unir as necessidades da capital pernambucana com o potencial de conhecimento existente dentro desses polos educacionais. Ele aproveitou a ocasião para apresentar à Pro Reitoria e a docentes da instituição o Escritório de Parcerias, proposta anunciada por Campos que tem como intuito engajar projetos de alunos nas iniciativas da PCR. Ele visitou a instituição ao lado da deputada federal Tabata Amaral.

“A gente sai daqui com muita tarefa e muita ideia boa. A universidade é a junção de conhecimento e diversidade. Temos uma cidade criativa e com uma capacidade grande de gerar novas oportunidades e precisamos unir essas necessidades da cidade com a grande rede de conhecimento que temos aqui”, afirmou João Campos. A ideia do socialista é utilizar projetos feitos por alunos para execução de ações da Prefeitura, já que a ausência de estudos técnicos é um problema que afeta diversas gestões municipais.

Na ocasião, João Campos conversou com o reitor da UPE, professor Pedro Henrique de Barros Falcão, que estava acompanhando de gestores de ensino em diversas áreas. No local, o candidato assistiu a uma apresentação sobre a estrutura da universidade, dos hospitais ligados – Oswaldo Cruz, Procape e Cisam – à entidade e suas principais demandas. Na ocasião, também foram citadas as ações sociais realizadas pela instituição e como a gestão municipal poderia agir para ampliação dessas iniciativas.

Ver mais: 

>> João Campos: “Vamos usar a nossa capacidade criativa para inovar”

O deputado ressaltou a importância de criar mecanismos que fortaleçam a Educação, lembrando as ações feitas enquanto parlamentar, como a proposição de emendas para a área e a atuação na Comissão Externa de acompanhamento do MEC. Professores da universidade também pediram apoio de João para aprovar a inclusão de novos cursos na UPE – iniciativa que depende do aval do MEC.

João campos
O candidato foi à Universidade acompanhado da deputada federal Tabata Amaral. Foto: Rodolfo Loepert

Antes de visitar a UPE, o deputado federal João Campos já havia visitado a Universidade Federal de Pernambuco, também com o objetivo de ampliar o diálogo entre o poder público municipal com a instituição. Amanhã, o candidato da Frente Popular do Recife estará na Universidade Federal Rural de Pernambuco, para discutir possibilidades de parcerias com a entidade.

Da redação do Portal com informações da assessoria