Crítica

Delegada Patrícia Domingos pede à Globo que revise decisão de não promover debate

A Delegada Patrícia Domingos, candidata a prefeita do Recife pelo Podemos, se manifestou contra a decisão da Rede Globo em restringir a participação dos postulantes no debate político promovido pela emissora.

De acordo com o comunicado emitido pela Globo no último dia 21 de setembro, só terá debate ou sabatina na emissora, se houver acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados candidatos na pesquisa eleitoral mais recente, participem do debate no primeiro turno. A norma faz parte do protocolo de combate ao coronavírus.

No Recife, a decisão não agradou a alguns prefeituráveis. Segundo Patrícia Domingos, “A realização do debate e da sabatina são eventos que contribuem diretamente ao fortalecimento da democracia e para a melhor compreensão do eleitor à respeito das propostas dos candidatos”.

leia a nota da candidata:

A coligação MUDANÇA JÁ solicita à Rede Globo Nordeste que revise a orientação defendida de atribuir a responsabilidade da realização do seu debate aos candidatos à Prefeitura do Recife buscando se espelhar nas alternativas apresentadas por outros canais televisivos em todo o País como forma de enfrentamento à pandemia do covid-19.

A realização do debate e da sabatina são eventos que contribuem diretamente ao fortalecimento da democracia e para a melhor compreensão do eleitor à respeito das propostas dos candidatos.

Assim, em sendo mantida a posição informada, há de ser registrado expressamente o nosso lamento, eis que o momento urge mais do que nunca a ampliação do campo do debate. 

Na expectativa da realização do debate e com entusiasmo de apresentar as melhores propostas para mudar o Recife.

Ver mais: 

>> Marília critica ausência de debates, sobretudo formato restritivo da TV Globo

Recife: Eleições 2020

No Recife, foram homologadas onze candidaturas ao pleito municipal nas eleições de 2020. O Portal de Prefeitura traz um Guia para que você conheça todo(a)s o(a)s candidato(a)s, vices, coligações e o perfil de cada um dos postulantes à prefeitura da capital pernambucana.

O  prazo para que os partidos políticos apresentassem as chapas que irão concorrer a disputa majoritária e proporcional foi encerrado na quarta-feira (16), conforme o calendário eleitoral.

Entre os prefeituráveis, as eleições deste ano trouxe várias curiosidades. A disputa varia de delegada a coronel, de ex-ministro a novata, além de primos concorrendo um contra o outro. O campo de debates está aberto até o dia 15 de novembro ou até 29 de novembro, em eventual segundo turno.