Vitória

Bolsonaro é reeleito em todos os cenários em 2022, diz pesquisa

Caso as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro seria reeleito. É o que mostra a pesquisa formulada pela Exame/IDEIA, da revista Exame. De acordo com o estudo, já no primeiro turno, Bolsonaro venceria o ex-ministro Sergio Moro e o ex-presidente Lula, com 31%.

No segundo turno o presidente do Brasil também ganharia de Lula, com 42% dos votos, contra 31% do líder petista. A popularidade de Moro o traz ao terceiro lugar na pesquisa, com 13% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro Ciro Gomes (6%) e o apresentador global Luciano Huck (5%). João Doria e João Amoedo aparecem empatados com 3% das intenções de voto.

A ex-ministra Marina Silva surge com 2% das intenções de voto e, em seguida, o governador do Maranhão, Flávio Dino, com 1%. Dos eleitores que votariam branco ou nulo somam 14%. A margem de erro é três pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa da Exame /IDEIA traz Bolsonaro como vencedor em todos os cenários nas eleições de 2022. Foto: Reprodução/Exame

O estudo ouviu 1.235 pessoas por telefone em todas as regiões do país entre os dias 24 e 31 de agosto. Sobre o perfil dos eleitores, as famílias com renda superior a cinco salários mínimos são as que mais tendem a votar em Bolsonaro (35%). A preferência por Bolsonaro se concentra nas regiões Sul e Centro-Oeste (35%). No que se refere a grau de escolaridade, a pesquisa indica que Bolsonaro é o preferido entre os que têm apenas o ensino fundamental (41%, diante de 29% daqueles que cursaram o ensino fundamental e médio).

Já Lula tem maioria do eleitorado no Nordeste (24%, contra 12% no Sul e 16% no Sudeste) e ganham até um salário mínimo (20%). Cerca de 15% das famílias com renda de três a cinco salários mínimos votariam no ex-presidente. De acordo com Maurício Moura, fundador do IDEIA, “Lula teve a imagem colada ao Bolsa Família, que teve repercussão principalmente na região Nordeste”.

Votação apertada

Quando colocados Bolsonaro e Lula na disputa, em um eventual segundo turno, o atual chefe de Estado ganha de Lula com 42% contra 31%. Com Moro no cenário, a votação ficaria mais apertada, mas mesmo assim Bolsonaro venceria as eleições. O ex-ministro da Justiça teria 31% dos votos e Bolsonaro, 38%. Se o adversário do presidente fosse Doria, Bolsonaro ganharia com 41% dos votos diante de 17% do governador de São Paulo.

Ver mais: 

>> Eleições 2020: No Brasil, 91 candidatos adotam o sobrenome Bolsonaro