Votação

Alcolumbre recebe apoio até do PT para tentar se reeleger no Senado

A próxima eleição será realizada em fevereiro de 2021. Atualmente, a Constituição Federal proíbe a recondução de membros das Mesas para o mesmo cargo em duas eleições consecutivas.

A poucos meses da votação para decidir quem vai comandar o Senado Federal, o atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ganhou apoio do líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE).

Durante sessão plenária no dia 23 de setembro, o parlamentar afirmou que se tiver a oportunidade de “dar um voto a Vossa Excelência que eu não dei, darei com muito gosto”.

“Sabe por quê? Porque eu acredito é na boa política e não na nova política fascista que quer dominar o Brasil”, afirmou o petista.

Ao comentar que iria presidir a sessão de debates do Senado, Carvalho reafirmou a posição de defender Alcolumbre.

“Reforço a nossa admiração ao presidente Davi Alcolumbre por conduzir, com tanta competência, os trabalhos da Casa”, enfatizou.

Além do PT, Alcolumbre também tem apoio do PP. A senadora Kátia Abreu (TO), crítica de Alcolumbre nas eleições de 2019, afirmou que dará voto ao atual presidente da Casa.

“Eu não vou tomar pasta nenhuma desta vez. Eu vou dar é um arquivo cheio de pasta para ele. Meu voto é do Alcolumbre”, afirmou.

Em 2019, Kátia, que apoiava Renan Calheiros (MDB-AL), chegou a gritar com o atual presidente da Casa. “O senhor é candidato, não pode presidir a sessão”, declarou.

Leia também:

>>>Senado tira do ar enquete com 98,5% de rejeição para reeleição de Alcolumbre
>>>Fernando Bezerra foi o único senador de PE a favor da reeleição de Maia e Alcolumbre
>>>Confira os senadores que assinaram PEC para reeleição de Maia e Alcolumbre

Constituição veda reeleições em eleições consecutivas

Atualmente, a Constituição Federal proíbe a recondução de membros das Mesas para o mesmo cargo em duas eleições consecutivas.

No entanto, o Senado irá analisar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as regras para a eleição das mesas diretoras do Poder Legislativo, permitindo a reeleição dos seus membros dentro da mesma legislatura.  O texto (PEC 33/2020) foi apresentado pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES).

Com informações da Agência Senado

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com