Menor

Eleições 2020: Recife tem menos candidaturas inscritas do que nas últimas eleições

O TSE ainda levará alguns dias para registrar todas as candidaturas aprovadas ou rejeitadas.

O número de candidaturas inscritas na Justiça Eleitoral para disputar as eleições 2020 no Recife foi menor do que em 2016, de acordo com os dados declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda de acordo com o TSE, houve mudança no perfil dos candidatos, com um número maior dos que declararam ter pele parda e ensino superior.

Ao todo, onze candidaturas inscritas (3 mulheres e oito homens) irão disputar o cargo de prefeito da capital – número que, caso confirmado, será o maior em 35 anos. No geral, incluindo para o cargo de vereador, foi 895. Em 2016, chegou a 981.

Em 2016, o tribunal recusou 4,18% dos pedidos. O motivo mais frequente de cassação ou indeferimento, segundo TSE, foi a ausência de um dos requisitos de registro.

Ver mais:

>> TSE recebe mais de meio milhão de candidaturas para eleições 2020

>> Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esclarece o que pode e o que não pode na internet

>> Cidade de Pernambuco possui mais eleitores do que habitantes, diz TSE

O Recife recebeu em 2016, 965 inscrições para concorrer ao cargo de vereador, das quais 38 eram de candidatos à reeleição. Este ano, são 873 inscrições para o cargo, sendo 16 para concorrer à reeleição.

A diminuição de registro de candidaturas vai na contramão do que ocorreu no Brasil, que este ano bateu um recorde e tem a maior quantidade de candidatos em eleições, com mais de 517.786 solicitações, segundo o TSE.

inscritas, Eleições 2020: Recife tem menos candidaturas inscritas do que nas últimas eleições
Site do Tribunal Superior Eleitoral traz detalhamento sobre candidaturas/ Foto: Reprodução

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal