Incomum

Cidade de Pernambuco possui mais eleitores do que habitantes, diz TSE

Município tem 15.335 mil eleitores registrados e possui 10.192 moradores, segundo dados do IBGE. A diferença entre eleitores e moradores é de 5.143 pessoas.

Cumaru, no Agreste de Pernambuco, é o município que lidera o ranking de cidades com mais eleitores do que habitantes em todo o Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a província tem 10.192 moradores, contudo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que em Cumaru há 15.335 votantes. O levantamento das informações foi realizado pelo G1.

A diferença exata entre o número de eleitores e o número de habitantes é de 5.143 pessoas ou 150,46% do total da população. Segundo a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros (PP), o motivo pelo os números não batem é a realização de um censo, em 2000, que apontou uma quantidade muito maior de moradores do que “existiria na realidade, na época”. Em 2000, o levantamento revelou que a cidade tinha 27.489 moradores. Dez anos depois, em 2010, o censo do IBGE apontou outro número; 17.103 habitantes, representando assim, uma queda populacional. Desde então, a contagem populacional não foi refeita.

“Eu procurei os responsáveis pelo IBGE. Sou daqui, sempre morei aqui. A cidade só cresceu. A zona rural da cidade aumentou”, disse Mariana Medeiros à reportagem. “Se há 20 anos tinha mais gente que agora, onde estão as casas abandonadas?” questiona.

Para Mariana, não houve interesse em corrigir os dados. A prefeita complementa que, devido a contagem populacional, Cumaru está “pagando um preço alto” pelo recebimento de um dinheiro nos anos 2000, que condiz com a realidade. Ela falou dos recursos que foram repassados pelo governo federal aos municípios, os quais variam de acordo com os índices populacionais.

Outras cidades de Pernambuco

Além de Cumaru, outros três municípios estão entre os que possuem mais eleitores do que habitantes. São eles: Brejinho, com 7.488 habitantes e 7.722 eleitores; Calumbi, onde são 5.747 moradores e 6.154 são eleitores; e Sairé, com 9.764 pessoas e 10.683 pessoas aptas a votar. Ao todo, 493 municípios brasileiros estão nessa situação.

Ver mais: 

>> Presidente do TSE pede cuidado com pandemia e fake news

>> Partidos políticos gastaram R$ 9 milhões com escritórios de advocacia de ex-ministros do TSE

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com