Opinião

FHC diz que reeleição para cargos executivos agravou abuso de poder e deve ser revista

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), disse em entrevista à CNN Brasil, na quarta-feira (23), que a reeleição para cargos executivos deve ser revista, pois agravou o abuso de poder no Brasil. A prática de reeleição foi aprovada em 1997, no governo de FHC e fez com ele fosse reeleito.

À emissora, o político reconheceu que foi favorável à reeleição, mas que hoje defende a substituição do atual modelo.

“Eu era favorável à reeleição, mas hoje, olhando para trás, eu vejo que nós agravamos uma tendência, que é a de abusar do poder”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, a emenda que tratava da reeleição envolvia “muitos interesses”, inclusive, por parte de forças políticas que não queriam vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sucessor de FHC, em 2022.

Essa não é a primeira vez que FHC demonstra um certo “arrependimento” por ter concordado com a reeleição. Em artigo publicado na Folha de São Paulo, no início deste mês, o ex-presidente considerou que aprovação do projeto foi um “erro”.

“Devo reconhecer que historicamente foi um erro: se quatro anos são insuficientes e seis parecem ser muito tempo, em vez de pedir que no quarto ano o eleitorado dê um voto de tipo ‘plebiscitário’, seria preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final. Tinha em mente o que acontece nos Estados Unidos. Visto de hoje, entretanto, imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade”, disse.

Na entrevista, FHC também falou sobre a Lava Jato, a qual ele enxerga como positiva para o Brasil.

“A Lava Jato botou na cadeia ricos e poderosos e isso é um mérito no Brasil. Ela deu o exemplo de que é possível que os juízes atuem em prol do bem público. Em tese, eu acho que a Lava Jato foi positiva para o Brasil”, declarou.