Prisão

Ex-chefe de Vigilância à Saúde do DF é preso pela segunda vez

O ex-sub-secretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Eduardo Hage, foi preso pela segunda vez nesta sexta-feira (25) na 3ª fase da operação Falso Negativo, que investiga supostas fraudes na compra de testes para a covid-19.

A primeira vez que Hage foi detido foi em agosto, na 2ª fase da mesma operação, quando parte da cúpula da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi presa. Mas, o ex-sub-secretário foi solto depois de conseguir um habeas corpus 3 dias após a prisão.

Operação Falso Negativo

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) investigaram indícios de superfaturamento na aquisição de testes para covid-19. Segundo os procuradores, o prejuízo é superior a R$ 18 milhões aos cofres da saúde do Distrito Federal.

A operação chegou em sua terceira fase. A 1ª fase da operação Falso Negativo foi deflagrada em 2 de julho, foram expedidos 81 mandados de busca e apreensão em 7 Estados, além do Distrito Federal. Entre os alvos, estavam servidores públicos, farmácias e laboratórios.

Hage e outros suspeitos, incluindo o então secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, foram detidos na 2ª fase da operação.

Ver mais:

>> Secretário de Saúde do DF é preso em operação que investiga irregularidades em compras de testes para Covid-19 no Estado

>> Operação do Ministério Público mira em Secretaria de Saúde do DF por irregularidades na compra de testes de Covid-19

>> Receita e PF deflagram operação contra crimes tributários

Confira os alvos de prisão preventiva na 2ª fase da operação:

  • Ricardo Tavares Mendes, ex-secretário adjunto de Assistência à Saúde
  • Eduardo Hage Carmo, subsecretário de Vigilância à Saúde
  • Eduardo Seara Machado Pojo do Rego, secretário-adjunto de Gestão em Saúde
  • Ramon Santana Lopes Azevedo, assessor especial da Secretaria de Saúde
  • Jorge Antônio Chamon Júnior, diretor do Laboratório Central do DF
  • Iohan Andrade Struck, subsecretário de Administração-geral da Secretaria de Saúde.