Habitação

Mendonça garante que habitação popular será prioridade em sua gestão

O candidato a prefeito pela coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PSDB, PTB e PL), Mendonça Filho (DEM), garantiu na noite de terça-feira (22), durante um bate papo na comunidade Alto do Eucalipto, no Vasco da Gama, que a habitação popular para os mais pobres será uma prioridade na sua gestão.

“A falta de projetos de moradia popular com esqueletos urbanos espalhados em vários locais da cidade, caso do conjunto Vila Brasil I, no Joana Bezerra, é uma demonstração clara do apagão habitacional no Recife, que hoje tem um déficit de 71 mil moradias, segundo cálculos da própria prefeitura. Nos últimos 20 anos, nas gestões do PSB e do PT, a oferta de moradia popular caiu drasticamente”, afirmou Mendonça Filho.

Parado há mais de dez anos, o Vila Brasil 1 poderia estar ajudando cerca de 100 famílias que atualmente vivem em condições degradantes.

O democrata lembrou que na audiência que teve com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no início de agosto, debateu sobre o tema. Para Mendonça Filho, as famílias que não têm onde morar e vivem de forma precária, em palafitas e em condições sub-humanas necessitam de um olhar mais cuidadoso da gestão municipal. Ele defende que uma das possibilidades para solucionar o déficit habitacional no Recife é usar áreas pertencentes à União para ampliar a oferta de conjuntos residenciais que atendam a população mais pobre da capital.

Ver mais:

>> Mendonça diz que João Campos precisar sair do Recife do conto de fadas e andar na cidade real

>> “Quero debater o Recife com João Campos, e não com um de seus tutores”, desafia Mendonça Filho após críticas do líder do PSB na Alepe, Isaltino Nascimento

>> Mendonça Filho: “Vou acabar com a indústria da multa”

O tema habitação foi bastante discutido durante o encontro Alto do Eucalipto. A auxiliar de serviços gerais Daniele Ferreira, 35 anos, que tem quatro filhos e está há dois anos desempregada, disse que espera uma solução do próximo prefeito para a regularização de imóveis em áreas de invasão.

“Moro há 13 anos em uma área invadida que nunca foi regularizada, então o medo de perder o único lugar que tenho para abrigar minha família é constante. Essa questão precisa ser resolvida por que são várias promessas e até hoje a gente não sabe o que pode acontecer”, disse.

Sobre a questão, Mendonça Filho disse que vai trabalhar com apoio da prefeitura na criação de ações de regularização de posse e propriedade de imóveis construídos em áreas de invasão, como a Casa Legal, concedendo a escritura. Ele ressaltou que, além do programa de habitações populares, pretende implantar no Recife um projeto semelhante ao que foi criado em Salvador, capital baiana, pelo prefeito ACM Neto (DEM).

“Vamos trabalhar para criar soluções para a regularização de imóveis abandonados, que podem ser úteis ao município e ao povo, e intensificar ações junto aos bancos para facilitar o financiamento imobiliário à camada mais carente da população do Recife. Outro importante projeto que vamos criar é o de reforma de imóveis, que teve muito êxito em Salvador, e que vai ajudar muito a quem deseja valorizar sua casa e não tem dinheiro para isso”, explicou Mendonça Filho.

Na Bomba do Hemetério, também na Zona Norte, o democrata ouviu queixas sobre diferentes temas, como atenção básica na saúde, inclusão social de deficientes físicos e visuais, educação, combate às drogas e cultura, entre outros. Ele lembrou que, durante sua gestão no Ministério da Educação (MEC), desenvolveu importantes políticas de inclusão social, como o cinema destinado aos deficientes visuais e auditivos, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

“Na prefeitura, vamos nos dedicar da mesma forma que nos empenhamos no MEC para cuidar da cidade com muito zelo e solucionar os problemas enfrentados pelo povo do Recife”, finalizou Mendonça Filho.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Mendonça Filho