Óleo

Bolsonaro: "Brasil foi vítima de um criminoso derramamento de óleo venezuelano"

O presidente Jair Bolsonaro disse em seu discurso na Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (22), que o Brasil foi “vítima” do derramamento de óleo que atingiu o litoral brasileiro no segundo semestre de 2019 e que ele teria sido “criminoso” e foi “venezuelano”.

A afirmação foi feita sem provas, já que o inquérito da Marinha foi finalizado sem apontar culpados ou origem do desastre. Inclusive, o principal suspeito de causar o derramamento era um navio de bandeira da Grécia, o que não se confirmou nas investigações.

“Em 2019, o Brasil foi vítima de um criminoso derramamento de óleo venezuelano, vendido sem controle, acarretando severos danos ao meio ambiente e sérios prejuízos nas atividades de pesca e turismo”, disse Bolsonaro.

Ver mais:

>> PF faz Operação contra empresa grega proprietária do navio suspeito de ser responsável pelo derramamento de óleo no Nordeste

>> Em época de pandemia, óleo volta a aparecer em praias do Litoral Sul de Pernambuco

>> Investigações identificam óleo venezuelano em praias do Nordeste

Manchas de Óleo

As manchas de óleo que contaminam o litoral brasileiro desde o final de agosto chegaram a 720 localidades. O dado é do levantamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado no dia 21 de novembro.

Ao todo, 72% dos municípios do litoral nordestino foram contaminados desde o início do desastre ambiental. Das 117 cidades afetadas, 112 estão no Nordeste e 5 no Espírito Santo, primeiro estado do Sudeste atingido pelas manchas.

Uma investigação da Polícia Federal apontou que o navio grego Bouboulina foi o principal suspeito pelo vazamento, mas o coordenador-geral do Cenima, Pedro Alberto Bignelli, descartou a hipótese de que o responsável pelo desastre tenha sido o navio Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers, como divulgado pela Polícia Federal.

Bignelli acredita que o óleo, extremamente denso e de origem venezuelana, foi descarregado numa longa distância do litoral e chegou até as praias parcialmente submerso.

A embarcação carregou 1 milhão de barris de petróleo Merey 16 cru no Porto José, na Venezuela, no dia 15 de julho de 2019 e zarpou em direção à Malásia, passando pelo litoral da Paraíba no dia 28 de julho de 2019.

Em 2020, no meio à pandemia do novo coronavírus, a Organização Não Governamental (ONG) Salve Maracaípe denunciou o aparecimento de novos fragmentos de óleo nas praias do Cupe e Muro Alto, no Litoral Sul do estado de Pernambuco.

Veja o pronunciamento do presidente Bolsonaro na ONU: