Unidos

Partidos opositores, PT e PSL se aliam nas eleições municipais

Nacionalmente, o PT e PSL são rivais e portanto, seguem direções opostas. Entretanto, em seis cidades do interior do país, os dois partidos firmaram alianças nas eleições para prefeito neste ano.

De acordo com o levantamento feito pelo G1, com base nos dados das atas  das convenções dos partidos disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os municípios em que há união entre as duas siglas são: Belford Roxo (RJ);Francisco Morato (SP); Ilha Solteira (SP), Palmeira dos Índios (AL); São Cristóvão (SE) e Trindade (PE).

As alianças são improváveis uma vez que a rivalidade teve início nas eleições de 2018, com a ascensão de Bolsonaro, então filiado ao PSL. Até hoje, os partidos são opositores. Antes, o partido contrário ao PT era o PSDB.

Ver mais:

>> PSL lança candidatura de Carlos Andrade Lima a prefeito do Recife

Em maio, o PT estabeleceu que, em cidades com menos de 20 mil eleitores, o diretório municipal tem autonomia para escolher as coligações das quais participa. De 20 mil a 100 mil eleitores, a decisão precisa passar pelo diretório estadual. Acima de 100 mil eleitores, cabe ao diretório nacional a deliberação.

Coligações

  • Belford Roxo:

Com 325.796 eleitores, a aliança PT e PSL será também em torno de um candidato do MDB, Waguinho, atual prefeito e apoiador do presidente Jair Bolsonaro — fez, inclusive, campanha para ele em 2018.

  • Ilha Solteira (SP)

Na região de Araçatuba, é a cidade com o menor número de eleitores entre as cinco: 21.796, segundo os dados mais recentes do TSE. Lá, a coligação “Avante Ilha” tem PDT, PT, PSL, PL e Cidadania. Todos apoiam o candidato à prefeitura Rodrigo Kokinho (PL).

  • Palmeira dos Índios (AL)

Com 50.805 eleitores, os partidos integram a chapa “A mudança continua”, em que o prefeito Julio Cezar, do PSB, é candidato à reeleição. Outros seis partidos integram a coligação. “O PT é aliado ao PSB e ao Cidadania. Quem estendeu a aliança ao PSL foi a candidatura majoritária [PSB]”, disse Ricardo Barbosa, presidente do diretório do PT em Alagoas.

  • Trindade (PE)

Localizada no Sertão de Pernambuco, a cidade tem o PT que apoiará a eleição de Helbinha de Rodrigues, candidata do PSL à prefeitura local, na coligação “Uma nova história”.

  • São Cristóvão (SE)

Em Sergipe, as siglas estarão juntas nas eleições numa chapa encabeçada por Marcos Santana, do MDB (“Pra São Cristóvão seguir em frente”). O município tem 56 mil eleitores.

  • Francisco Morato (SP)

Com 126.392 eleitores, terá PT e PSL juntos apoiando Renata Sene, do Republicanos à prefeitura.