Visita

João Campos visita Vila das Lavadeiras e reforça apoio aos eventos culturais nas comunidades

Candidato a prefeito pela Frente Popular do Recife, o deputado federal João Campos (PSB) iniciou esta segunda-feira, 21 de setembro, com uma visita à Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife.

No local, ele encontrou com uma das fundadoras do tradicional festejo junino Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, Aurelina Marque de Almeida, Dona Nenzinha, de 87 anos.

João visitou a casa dela ao lado do candidato a vereador Evaldo Costa (PSB), e se reuniu com moradores da região, ouviu demandas da comunidade e dialogou sobre a importância de manter viva as tradições locais. O encontro seguiu as recomendações das autoridades sanitárias.

Após conversar com Dona Nenzinha, João Campos destacou a necessidade de o poder público continuar valorizando a cultura mantida há tantos anos na comunidade, além de outras expressões culturais da cidade.

O festejo do Acorda Povo iniciou na Vila das Lavadeiras, em 1941 e, em 2020, pela primeira vez, não ganhou as ruas da comunidade em virtude da pandemia do Coronavírus.

Candidato João Campos em visita à Vila das Lavadeiras. Foto: Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife 
Candidato João Campos em visita à Vila das Lavadeiras. Foto: Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife

“Com certeza, a Vila das Lavadeiras se mistura com história do Acorda Povo. Fazer esse resgate e celebrar esses 80 anos da tradição é fundamental. A gente vive o presente pensando no dia de amanhã. A gente só consegue acertar no dia de amanhã se tiver uma raiz bem consolidada. Essa história que a gente vê do Acorda Povo é a raiz daqui. Para construir o futuro, a gente tem que reforçar bem essa raiz”, afirmou o candidato.

Ver mais: 

>> João Campos: “É muito importante trazer a juventude para o esporte”

>> É fake o vídeo com aglomeração atribuída à convenção de João Campos

Durante a visita, Dona Nenzinha contou toda sua trajetória na comunidade, como começou a tradição do Acorda Povo e como a comunidade participa do festejo junino.

“O Acorda Povo é muito respeitado aqui. Muitas pessoas chegam cedo para acompanhar o encontro”, comentou. A festividade, inclusive, foi homenageada do São João do Recife em 2018.

Moradores da comunidade também apontaram ações para a melhoria da localidade. João Campos ouviu as demandas e disse que é preciso continuar os avanços da cidade, priorizando as indicações populares.

Recife: Eleições 2020

No Recife, foram homologadas onze candidaturas ao pleito municipal nas eleições de 2020. O Portal de Prefeitura traz um Guia para que você conheça todo(a)s o(a)s candidato(a)s, vices, coligações e o perfil de cada um dos postulantes à prefeitura da capital pernambucana.

O  prazo para que os partidos políticos apresentassem as chapas que irão concorrer a disputa majoritária e proporcional foi encerrado na quarta-feira (16), conforme o calendário eleitoral.

Entre os prefeituráveis, as eleições deste ano trouxe várias curiosidades. A disputa varia de delegada a coronel, de ex-ministro a novata, além de primos concorrendo um contra o outro. O campo de debates está aberto até o dia 15 de novembro ou até 29 de novembro, em eventual segundo turno.