Oposição

Lula está disposto a apoiar qualquer candidato que puder derrotar Bolsonaro em 2022

O ex-presidente Lula declarou que apoiará qualquer candidato, independente de ser do PT ou não, que possa derrotar Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e disputa municipal deste ano. O petista também disse que sua candidatura nas próximas eleições dependerá da Justiça.

“Eu estarei disposto a apoiar qualquer candidato que tenha compromisso com o povo trabalhador contra o Bolsonaro. Não precisa ser do PT. Se for um candidato do PDT, do PCdoB, do PSB, do PSOL que estiver na disputa em que o PT não esteja, o PT não terá nenhuma dúvida de apoiar qualquer candidato progressista”, garantiu Lula em entrevista por videoconferência à Reuters.

Condenado por duas vezes na Lava Jato, o líder da esquerda quer fazer oposição a Bolsonaro de qualquer maneira, nem que pra isso se alie a candidatos de outros partidos. Até o momento, o PT não tem um nome forte para disputar com o atual presidente. Para concorrer a presidente da República, Lula precisa derrubar as sentenças contra ele. Caso não consiga, ele fica impedido de se candidatar.

Ver mais:

>> Lula quebra quarentena em visita a Renan Calheiros em hospital

Na entrevista, Lula afirmou que o Brasil está “desgovernado”.

“O Brasil está desgovernado, como um transatlântico em alto mar sem comandante, porque o Bolsonaro só cuida de contar coisas dele com fake news, sem se preocupar em cuidar do Brasil. O papel de um presidente é cuidar de seu povo. Isso significa pensar no emprego, no salário, na saúde, em comer três vezes ao dia”, proferiu.

Para ele, o auxílio emergencial fez aumentar a popularidade de Bolsonaro, mas que, quando dezembro acabar – mês em que será creditada a última parcela, o mandatário terá que “se explicar”.

Para 70,6% dos brasileiros, Lula não deve ser candidato em 2022

Segundo um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (18), apenas 26,2% dos brasileiros acham que Lula deve se candidatar, contra 70,6% dos brasileiros que disseram que Lula não deve ser candidato a presidente nas eleições de 2022.

  • Lula deve se candidatar: 26,2%
  • Lula não deve se candidatar: 70,6%
  • Não sabe/ não opinou: 3,1%

A maior parte das pessoas que é contra são homens (71,5%), de 45 a 59 anos (74,8%), com Ensino Superior completo (74,1%). Além disso, são moradores do Sudeste (77,4%) e Sul (75,6%) do País.

Já entre os que são a favor da candidatura de Lula, o maior índice são mulheres (26,9%), de 16 a 24 anos (33,9%) e com o Ensino Fundamental completo (29%), da região Nordeste (39,6% ).