Eleições 2020

Alberto Feitosa diz que plataforma Recife Verde Amarelo foi copiada

Em nota assinada por Gilmar Arruda, identificado como estrategista eleitoral da campanha do deputado estadual Alberto Feitosa, relata que o plano de governo do candidato Mendonça Filho (DEM) é quase que uma cópia da plataforma Recife Verde Amarelo, lançada pelo candidato do PSC à prefeitura do Recife.

Acompanhe a o texto na íntegra:

Hoje os meios de comunicação trouxeram matérias que mostram o plano de governo do candidato Mendonça Filho (DEM). O que nos causou surpresa foi o fato de o programa ser quase que uma cópia da plataforma Recife Verde Amarelo, lançada pelo Coronel Alberto Feitosa (PSC) e divulgada pela imprensa na sexta-feira passada, dia 11.

O plano apresentado pelo democrata, quase como um espelho do de Feitosa, também foca em quatro eixos, alterando apenas a ordem e a nomenclatura de um deles: no do Coronel, Gestão, no de Mendonça, Institucional.

Os outros três eixos são idênticos: Social, Urbano e Econômico. Na tentativa de disfarçar, o coordenador de Mendonça acrescentou a palavra “desenvolvimento” na nomenclatura de cada um. Até a subdivisão dos temas é parecida com a do Recife Verde Amarelo.

O plano de Governo Recife Verde Amarelo foi desenvolvido pelo Coronel Alberto Feitosa após vivenciar os problemas da cidade, caminhando pelas ruas, indo às comunidades, usando o transporte coletivo, visitando os postos de saúde e sentindo na pele todas as dificuldades que a população enfrenta, como o caso da Dona Juliana, que vive numa área de morros e encostas.

Um local onde deveria ter contenção de barreiras e não uma paisagem coberta por lonas plásticas. Suas propostas nasceram da experiência do dia a dia, ouvindo as pessoas comuns e especialistas nas diversas áreas com o objetivo de tirar a cidade do abandono e resgatar o orgulho do recifense.

O seu plano foi o primeiro a ser apresentado à sociedade, antes mesmo da realização da convenção que oficializou a candidatura do Coronel para a Prefeitura do Recife.

O de Mendonça, feito por uma equipe de “especialistas”, se baseia na teoria e, principalmente, parece ser uma cópia. O de Feitosa, foi feito ouvindo o povo.

Até a continuidade da obra da ponte que liga Monteiro à Iputinga, que já  é um compromisso assumido pelo Coronel, que esteve pessoalmente no local para fazer uma denúncia, e  também citado agora pelo pré-candidato do partido democrata. Tudo isso não pode ser mera coincidência.

Gilmar Arruda, Estrategista Eleitoral da campanha de Alberto Feitosa

Candidatos nas Eleições 2020 no Recife

No Recife, foram homologadas onze candidaturas ao pleito municipal nas eleições de 2020. O Portal de Prefeitura traz um Guia para que você conheça todo(a)s o(a)s candidato(a)s, vices, coligações e o perfil de cada um dos postulantes à prefeitura da capital pernambucana.

O  prazo para que os partidos políticos apresentassem as chapas que irão concorrer a disputa majoritária e proporcional foi encerrado na quarta-feira (16), conforme o calendário eleitoral.

Entre os prefeituráveis, as eleições deste ano trouxe várias curiosidades. A disputa varia de delegada a coronel, de ex-ministro a novata, além de primos concorrendo um contra o outro. O campo de debates está aberto até o dia 15 de novembro ou até 29 de novembro, em eventual segundo turno.

Ver mais:

>> Eleições no Recife deve ser decidida por mulheres pela primeira vez na história

>> Oposição a Bolsonaro deve ser o tom do PSB nas eleições do Recife

  • Alberto Feitosa (PSC) 

Coronel Alberto Feitosa é confirmado como candidato a prefeito do Recife

Convenção que oficializou Alberto Feitosa como candidato a prefeito do Recife/ Foto: Divulgação

Vice: Pastor Wellington Carneiro (Patriota)

Coligação: Recife Verde e Amarelo

Partidos: PSC, Democracia Cristã (DC) e Patriota.

Perfil do candidato: Recifense de 57 anos, Alberto Feitosa, é deputado estadual pelo PSC. O Coronel é militar da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, e superintendente do Aeroporto do Recife, Secretário de Turismo de Pernambuco e Secretário de Saneamento da Cidade do Recife. Desde 2007, é deputado estadual por Pernambuco.

A convenção foi realizada na quarta-feira, dia 16 de setembro.

  • Carlos Andrade Lima (PSL)

PSL lança candidatura de Carlos Andrade Lima a prefeito do Recife

Candidatura foi oficializada nesta quarta-feira (16). Foto: Costa Neto/Divulgação

Vice: Rosaly Almeida (PSL)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partido: PSL

Perfil do candidato: Recifense de 39 anos, Carlos é advogado e representa o partido em que o presidente Jair Bolsonaro foi eleito e depois rompeu. Advogado, atua na área privada desde 2004 e é filiado ao PSL desde abril de 2020. Carlos é novato na política e é candidato a um cargo eletivo pela primeira vez.

Diretório Municipal do PSL no Recife oficializou a candidatura de Carlos, na convenção do partido que aconteceu quarta-feira (16), no bairro do Pina.

  • Charbel Maroun (Novo)

Convenção do Partido Novo no Recife/ Foto: Divulgação

Vice: André Teixeira (Novo)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partido: Novo

Perfil do candidato: Mineiro de Belo Horizonte, Charbel Maroun de 44 anos, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), pós-graduado “LATU SENSU” em direito público e tributário. Atualmente é Procurador Judicial Nome da Procuradoria Geral do Município do Recife. Em 2018, foi candidato a deputado federal, mas não se elegeu.

Partido Novo no Recife oficializou, na noite desta segunda-feira, dia 31 de agosto, o nome de Charbel como candidato à Prefeitura do Recife.

  • Cláudia Ribeiro (PSTU)

Cláudia Ribeiro foi oficializada como candidata à prefeitura do Recife pelo PSTU/ Foto: Reprodução/TV Globo

Vice: Kátia Teles (PSTU)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum.

Partido: PSTU

Perfil da candidata: Carioca, Cláudia Ribeiro de 48 anos, é pedagoga formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, atualmente, professora da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife. A candidata compõe o Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial de Recife (SIMPERE). Mora na capital pernambucana desde os 7 anos.

O PSTU lançou oficialmente a candidatura da pedagoga Cláudia Ribeiro à prefeitura do Recife. A convenção aconteceu no dia 5 de setembro.

  • João Campos (PSB)

Filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos do PSB tem 26 anos e, caso seja eleito, será o prefeito mais novo da história do Recife.

Evento de confirmação de candidatura de João Campos

Vice: Isabella de Roldão (PDT)

Coligação: Frente Popular do Recife

Partidos: PSB, PDT, MDB, PP, PV, Rede, Solidariedade, Avante, PROS, PSD, PCdoB e Republicanos.

Perfil do candidato: Recifense, João Campos de 27 anos, é o mais novo candidato do Recife, engenheiro pela Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), foi eleito deputado federal por Pernambuco desde 2019, e o atual o vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB. Ele é filho do ex-governador Eduardo Campos.

PSB oficializou, nesta terça-feira, 15 de setembro, o deputado federal João Campos como candidato a prefeito do Recife.
  • Marco Aurélio Medeiros (PRTB)

PRTB confirma Marco Aurélio para Prefeito do Recife como candidato da direita

O deputado Marco Aurélio Meu Amigo/ Foto: Divulgação

Vice: Coronel José Alves (PRTB)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partido: PRTB

Perfil do candidato: Recifense, Marco Aurélio Medeiros de 55 anos, recebe o apoio do vice-presidente do Brasil, General Mourão. É deputado estadual desde 2018 e atual líder da oposição na Alepe. Advogado e pós-graduado em Ciências Políticas, foi vereador do Recife entre 2012 e 2018, e o primeiro-secretário da Câmara Municipal entre 2016 e 2018.

A candidatura foi oficializada no dia 31 de agosto, durante convenção do partido realizada de forma virtual.

  • Marília Arraes (PT)

Marília Arraes é oficializada candidata do PT à Prefeitura do Recife

A candidata à Prefeitura do Recife Marília Arraes/ Foto: Ricardo Labastier

Vice: João Arnaldo (PSOL)

Coligação: Recife Cidade da Gente

Partido: PT, PSOL, PTC e PMB

Perfil da candidata: Recifense, Marília Arraes de 36 anos, é deputada federal desde 2019. Apoiada pelo ex-presidente Lula, a advogada é formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco entre 2007 e 2008. Em 2008 e 2012 foi eleita vereadora do Recife. Geriu a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional. Em 2018, foi convocada pela militância para disputar a pré-candidatura ao Governo do Estado, mas projeto não foi efetivado.

Em convenção partidária realizada no dia 16 de setembro, a deputada federal Marília Arraes teve o seu nome oficializado como a candidata do PT à Prefeitura do Recife.

  • Mendonça Filho (DEM)

Candidatura de Mendonça foi lançada em convenção do DEM

Mendonça terá como vice a deputada estadual Priscila Krause. Foto: Reprodução/Instagram

Vice: Priscila Krause (DEM)

Coligação: Recife Acima de Tudo

Partidos: DEM, PTB, PSDB e PL.

Perfil do candidato: Recifense, Mendonça Filho de 54 anos, é formado em administração pela Universidade de Pernambuco e fez o curso de Gestão Pública pela Kennedy School, Escola de Governo da Universidade de Harvard (EUA). Foi deputado estadual de Pernambuco entre 1987 e 1995, deputado federal entre 1995 e 1998, e entre 2011 e 2019. Foi vice-governador de Pernambuco entre 1999 e 2007, e ministro da Educação entre 2016 e 2018.

A convenção do DEM que lançou a candidatura de Mendonça e Priscila Krause no Recife, aconteceu no dia 16 de setembro.

  • Patrícia Domingos (Podemos)

Delegada Patrícia Domingos é, oficialmente, candidata à prefeita do Recife

Delegada Patrícia Domingos, Léo Salazar e Daniel Coelho, em convenção. Foto: Reprodução/Instagram

Vice: Leo Salazar (Cidadania)

Coligação: Liberta Recife

Partidos: Podemos e Cidadania

Perfil da candidata: Carioca, Patrícia Domingos de 38 anos e é formada em direito, com pós-graduação em direito público. Assumiu o cargo de delegada da Polícia Civil de Pernambuco em 2008. Ela fez parte do Grupo de Operações Especiais e foi titular da Delegacia do Centro de Jaboatão. Domingos foi titular da Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decasp) por quatro anos e se candidata pela primeira vez a um cargo político.

A delegada Patrícia Domingos (Podemos) oficializou sua pré-candidatura a prefeita do Recife em convenção partidária, no dia 16 de setembro.

  • Thiago Santos (UP)

Thiago Santos foi oficializado como candidato à prefeitura do Recife/ Foto: Reprodução/TV Globo

Vice: Aníbal Valença (PCB)

Coligação: Recife

Partidos: UP e PCB

Perfil: Recifense, Thiago Santos de 35 anos é advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho. Ele é um dos fundadores do partido Unidade Popular, fundado em 2019. Participou da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). Santos também foi dirigente do sindicato de operadores de telemarketing de Pernambuco e da Federação Interestadual de trabalhadores em telecomunicações (Fitratelp).

  • Victor Assis (PCO)

O candidato do PCO à Prefeitura do Recife, Victor Assis/ Foto: Reprodução

Vice: Roberta Rita (PCO)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partidos: PCO

Perfil: Recifense, Victor Assis tem 25 anos e é militante no PCO desde 2015. Integrante do Coletivo de Negros João Cândido e da comissão de redação do Diário Causa Operária, ele também é músico, técnico em eletrônica e apresentador da Causa Operária.