Jaboatão

Jaboatão garante R$140 mi do BNDES para implantar LED em iluminação pública

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para investir mais de R$ 140 milhões na ampliação de  iluminação de LED no município. Até o final de 2022, todos os pontos da rede pública terão novas instalações, através de Parceria Público Privada (PPP).

Esse é o maior programa de modernização e ampliação do parque de iluminação da cidade, que fará do Jaboatão o primeiro município do estado a ter 100% da rede pública com LED. O sistema garante maior sensação de segurança às pessoas, uma vez que as ruas ficam mais claras, e gera economia, visto que o consumo é muito menor em relação às lâmpadas incandescentes.

“A implantação de LED na iluminação pública vem sendo uma das prioridades da nossa gestão. Vínhamos realizando investimentos com recursos próprios e agora firmamos esse convênio com o BNDES para que todas as ruas, avenidas e praças do Jaboatão sejam beneficiadas em apenas dois anos. É um sistema moderno, que oferece mais bem-estar à população”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Ver mais: SBB doa Bíblia em Braille à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão tem, atualmente, 44 mil pontos de iluminação. Destes, mais de nove mil são de LED. Até o primeiro semestre de 2021, serão mais de 15 mil, o que corresponde a 35% da rede. Só nessa etapa, mais de 250 mil jaboatonenses serão beneficiados em todas as regiões do município. O serviço é realizado pela Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume).

Além das questões da segurança e redução do consumo de energia, a iluminação de LED oferece baixo custo de manutenção – a durabilidade equivale a 100 mil horas de uso -, diminui a poluição visual e preserva o meio ambiente, por não emitir radiação ultravioleta e não conter mercúrio.

Outros Serviços:

A biblioteca inclusiva da Estação Cidadania, equipamento público localizado no bairro de Dois Carneiros, no Jaboatão dos Guararapes, recebeu, na manhã desta quinta-feira (17), uma doação de grande importância para a comunidade: Bíblia em Braille à Prefeitura do Jaboatão. A entrega do material, composto por 38 volumes, foi feita por Gláucio Oliveira e Cybelle e Cybelle Cristina, representantes da Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), ao prefeito Anderson Ferreira, no complexo administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A ação faz parte do projeto Unir para Incluir, executado em parceria pelas secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Cidadania.

“Desde o início, temos observado que o processo de inclusão social é algo inerente à atual gestão. Sabemos que aqui o incentivo à leitura da Bíblia vai ser feito com um olhar especial. Estamos expandindo o atendimento ao público com deficiência e encontramos na Prefeitura do Jaboatão uma parceria de grande importância”, disse Cybelle, responsável pela área de Análise de Projetos Sociais da SBB.

Veja Mais

Jair Bolsonaro: “Tenho por hábito acessar a Bíblia todo dia”

A Estação Cidadania foi inaugurada em 2019 com o intuito de promover, em uma área, atividades nos setores de cultura, educação, esportes e lazer. O espaço dispõe de uma biblioteca composta por 250 exemplares de livros inclusivos, bem como equipamentos acessíveis a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. O projeto Unir para Incluir, por sua vez, oferece cursos gratuitos de Libras e Tiflologia, além de oferecer atendimento domiciliar e interatividade, como a tecnologia HandsFree.

“Nossa gestão tem como marca a atenção para as causas sociais. O reconhecimento desse trabalho, desenvolvido com muito carinho ao longo desses quase quatro anos, tem sido comprovado não somente pela população, mas, também, por setores internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), que nos premiou por duas vezes por programas na área de ação social. Isso é algo que muito nos orgulha e nos estimula a continuar buscando o melhor para o jaboatonense”, pontuou o prefeito Anderson Ferreira.