Educação

IDEB: Olinda registra maior crescimento de sua história no Ensino Fundamental

“Estamos muito felizes com este resultado. Sonhamos em continuar avançando, nos movendo dentro da nossa própria comparação", afirmou o Secretário de Educação da cidade, Paulo Roberto.

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgados na última terça-feira, dia 15 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, registra Olinda com o segundo maior crescimento no Ensino Fundamental – anos finais – dentre os municípios da Região Metropolitana do Recife, passando de 3,7 para 4,4.

Conforme o estudo da série histórica de desempenho da aprendizagem dos estudantes dos anos finais da rede municipal de Olinda, desde 2005, período em que foram instituídas as metas, o município mais que triplicou o nível de desempenho.  

Nos anos iniciais do ensino fundamental, as escolas municipais registraram um crescimento de 0.5 alcançando a média municipal 5.0. É relevante observar que, em 2019, segundo os dados do Ideb, 53,3% das escolas da rede atingiram ou ultrapassaram as metas de 2019, estabelecida pelo Ministério da Educação.

IDEB: Olinda registra o maior crescimento de sua história no Ensino Fundamental.
Gráfico com números do desempenho de Olinda no IDEB. Imagem: Divulgação

De acordo com a Secretária Executiva de Programas e Políticas Educacionais de Olinda, Edilene Soares, “O trabalho implantado pelo município está contribuindo efetivamente para o fortalecimento a aprendizagens dos estudantes”, destaca.

Outra notícia positiva são os resultado das escolas de tempo integral,  Sagrado Coração de Jesus, instalada em 2018, no bairro do Amaro Branco. No segmento dos anos finais, registrou um crescimento de 3.2 no índice, ultrapassando a meta estabelecida de 4.0 e obtendo 5,4, ou seja, superando assim 1.4 do estabelecido.

Na mesma trajetória está a Escola de Tempo Integral Don João Crisóstomo, no Monte, implantada em 2019, que obteve 6.5 nos anos iniciais, crescendo dois pontos em relação a última avaliação externa realizada em 2017. 

“Estamos muito felizes com este resultado. Sonhamos em continuar avançando, nos movendo dentro da nossa própria comparação. Este resultado é acima de tudo a soma de esforços de todos que fazem a educação do Município de Olinda.” aponta o Secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva.

Para ele, os números demonstram que a jornada de tempo integral reflete um resultado positivo na aprendizagem, além de sinalizar proteção de riscos e exposição. 

Da redação do Portal com informações do Secom de Olinda

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