Susto

Avião de Bolsonaro tem problemas para pousar em MT

O presidente Jair Bolsonaro contou nesta sexta-feira (18) que o avião presidencial teve problemas ao chegar ao Estado de Mato Grosso por causa da fumaça emitida pelas queimadas no pantanal.

O presidente visitou Mato Grosso na manhã desta sexta-feira (18) para participar de um evento em homenagem ao agronegócio em Sinop. Na ocasião, o mandatário foi recebido por dezenas de apoiadores.

“Aqui, quando nosso avião foi pousar hoje, ele arremeteu. É a segunda vez que acontece na minha vida. A outra foi no Rio de Janeiro. E obviamente sempre é algo anormal. No caso, é que a visibilidade não estava muito boa. Para nossa felicidade, na segunda vez, conseguimos pousar”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro não fez a ligação de que a visibilidade ruim pode ser consequência das queimadas na região do Pantanal e da Amazônia, mas emendou o tema na sequência.

“Estamos vendo alguns focos de incêndio acontecendo pelo Brasil. Isso acontece ao longo de anos. E temos sofrido um crítica muito grande. Obviamente, quanto mais nos atacarem mais interessa aos nossos concorrentes, contra aquilo que nós temos de melhor, que é o nosso agronegócio”, afirmou. “Países que nos criticam não têm problema de queimada porque já queimaram tudo que tinham.”

Ver mais:

>> Bolsonaro é recebido por eleitores no MT para entrega de títulos rurais e lançamento da safra de soja

>> Governo libera R$ 10 milhões para combate a incêndio no Pantanal em MT

>> Governo libera quase R$ 4 milhões para combate aos incêndios no Pantanal

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ao menos 2,9 milhões de hectares do bioma já foram destruídos pelo fogo, ou seja, 19% da área total. Do início do ano até o último dia 16, o aumento das queimadas no Pantanal foi de 208%.

Também no evento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou novas obras no Mato Grosso, como a entrega de ferrovias como Ferrogrão, que liga o Estado a Goiás, e a Ferronorte, e a duplicação da rodovia que liga Rondonópolis a Cuiabá.

Governador vaiado

O governo do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), vaiado quando começou a falar, afirmou que assumiu um estado “quebrado”.

“Não é com medo de vaias e medo daqueles que não compreendem a realidade. Centenas de obras nesse Estado foram paralisadas. Hoje nós temos mais de mil quilômetros de rodovias sendo asfaltadas. Retomamos grande parte das obras paralisadas.”

Mendes ressaltou que seu governo não tem nenhum caso de corrupção, assim como no governo do presidente Bolsonaro.