Recife

Guia Eleições 2020: Confira as candidaturas no Recife

No Recife, foram homologadas onze candidaturas ao pleito municipal nas eleições de 2020. O Portal de Prefeitura traz um Guia para que você conheça todo(a)s o(a)s candidato(a)s, vices, coligações e o perfil de cada um dos postulantes à prefeitura da capital pernambucana.

O  prazo para que os partidos políticos apresentassem as chapas que irão concorrer a disputa majoritária e proporcional foi encerrado na quarta-feira (16), conforme o calendário eleitoral.

Entre os prefeituráveis, as eleições deste ano trouxe várias curiosidades. A disputa varia de delegada a coronel, de ex-ministro a novata, além de primos concorrendo um contra o outro. O campo de debates está aberto até o dia 15 de novembro ou até 29 de novembro, em eventual segundo turno.

Ver mais:

>> Eleições no Recife deve ser decidida por mulheres pela primeira vez na história

>> Oposição a Bolsonaro deve ser o tom do PSB nas eleições do Recife

  • Alberto Feitosa (PSC) 

Coronel Alberto Feitosa é confirmado como candidato a prefeito do Recife
Convenção que oficializou Alberto Feitosa como candidato a prefeito do Recife/ Foto: Divulgação

Vice: Pastor Wellington Carneiro (Patriota)

Coligação: Recife Verde e Amarelo

Partidos: PSC, Democracia Cristã (DC) e Patriota.

Perfil do candidato: Recifense de 57 anos, Alberto Feitosa, é deputado estadual pelo PSC. O Coronel é militar da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, e superintendente do Aeroporto do Recife, Secretário de Turismo de Pernambuco e Secretário de Saneamento da Cidade do Recife. Desde 2007, é deputado estadual por Pernambuco.

A convenção foi realizada na quarta-feira, dia 16 de setembro.

  • Carlos Andrade Lima (PSL)

PSL lança candidatura de Carlos Andrade Lima a prefeito do Recife
Candidatura foi oficializada nesta quarta-feira (16). Foto: Costa Neto/Divulgação

Vice: Rosaly Almeida (PSL)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partido: PSL

Perfil do candidato: Recifense de 39 anos, Carlos é advogado e representa o partido em que o presidente Jair Bolsonaro foi eleito e depois rompeu. Advogado, atua na área privada desde 2004 e é filiado ao PSL desde abril de 2020. Carlos é novato na política e é candidato a um cargo eletivo pela primeira vez.

O Diretório Municipal do PSL no Recife oficializou a candidatura de Carlos, na convenção do partido que aconteceu quarta-feira (16), no bairro do Pina.

  • Charbel Maroun (Novo)

Convenção do Partido Novo no Recife/ Foto: Divulgação

Vice: André Teixeira (Novo)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partido: Novo

Perfil do candidato: Mineiro de Belo Horizonte, Charbel Maroun de 44 anos, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), pós-graduado “LATU SENSU” em direito público e tributário. Atualmente é Procurador Judicial Nome da Procuradoria Geral do Município do Recife. Em 2018, foi candidato a deputado federal, mas não se elegeu.

O Partido Novo no Recife oficializou, na noite desta segunda-feira, dia 31 de agosto, o nome de Charbel como candidato à Prefeitura do Recife.

  • Cláudia Ribeiro (PSTU)

Cláudia Ribeiro foi oficializada como candidata à prefeitura do Recife pelo PSTU/ Foto: Reprodução/TV Globo

Vice: Kátia Teles (PSTU)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum.

Partido: PSTU

Perfil da candidata: Carioca, Cláudia Ribeiro de 48 anos, é pedagoga formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, atualmente, professora da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife. A candidata compõe o Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial de Recife (SIMPERE). Mora na capital pernambucana desde os 7 anos.

O PSTU lançou oficialmente a candidatura da pedagoga Cláudia Ribeiro à prefeitura do Recife. A convenção aconteceu no dia 5 de setembro.

  • João Campos (PSB)

Filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos do PSB tem 26 anos e, caso seja eleito, será o prefeito mais novo da história do Recife.
Evento de confirmação de candidatura de João Campos

Vice: Isabella de Roldão (PDT)

Coligação: Frente Popular do Recife

Partidos: PSB, PDT, MDB, PP, PV, Rede, Solidariedade, Avante, PROS, PSD, PCdoB e Republicanos.

Perfil do candidato: Recifense, João Campos de 27 anos, é o mais novo candidato do Recife, engenheiro pela Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), foi eleito deputado federal por Pernambuco desde 2019, e o atual o vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB. Ele é filho do ex-governador Eduardo Campos.

O PSB oficializou, nesta terça-feira, 15 de setembro, o deputado federal João Campos como candidato a prefeito do Recife.

  • Marco Aurélio Medeiros (PRTB)

PRTB confirma Marco Aurélio para Prefeito do Recife como candidato da direita
O deputado Marco Aurélio Meu Amigo/ Foto: Divulgação

Vice: Coronel José Alves (PRTB)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partido: PRTB

Perfil do candidato: Recifense, Marco Aurélio Medeiros de 55 anos, recebe o apoio do vice-presidente do Brasil, General Mourão. É deputado estadual desde 2018 e atual líder da oposição na Alepe. Advogado e pós-graduado em Ciências Políticas, foi vereador do Recife entre 2012 e 2018, e o primeiro-secretário da Câmara Municipal entre 2016 e 2018.

A candidatura foi oficializada no dia 31 de agosto, durante convenção do partido realizada de forma virtual.

  • Marília Arraes (PT)

Marília Arraes é oficializada candidata do PT à Prefeitura do Recife
A candidata à Prefeitura do Recife Marília Arraes/ Foto: Ricardo Labastier

Vice: João Arnaldo (PSOL)

Coligação: Recife Cidade da Gente

Partido: PT, PSOL, PTC e PMB

Perfil da candidata: Recifense, Marília Arraes de 36 anos, é deputada federal desde 2019. Apoiada pelo ex-presidente Lula, a advogada é formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco entre 2007 e 2008. Em 2008 e 2012 foi eleita vereadora do Recife. Geriu a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional. Em 2018, foi convocada pela militância para disputar a pré-candidatura ao Governo do Estado, mas projeto não foi efetivado.

Em convenção partidária realizada no dia 16 de setembro, a deputada federal Marília Arraes teve o seu nome oficializado como a candidata do PT à Prefeitura do Recife.

  • Mendonça Filho (DEM)

Candidatura de Mendonça foi lançada em convenção do DEM
Mendonça terá como vice a deputada estadual Priscila Krause. Foto: Reprodução/Instagram

Vice: Priscila Krause (DEM)

Coligação: Recife Acima de Tudo

Partidos: DEM, PTB, PSDB e PL.

Perfil do candidato: Recifense, Mendonça Filho de 54 anos, é formado em administração pela Universidade de Pernambuco e fez o curso de Gestão Pública pela Kennedy School, Escola de Governo da Universidade de Harvard (EUA). Foi deputado estadual de Pernambuco entre 1987 e 1995, deputado federal entre 1995 e 1998, e entre 2011 e 2019. Foi vice-governador de Pernambuco entre 1999 e 2007, e ministro da Educação entre 2016 e 2018.

A convenção do DEM que lançou a candidatura de Mendonça e Priscila Krause no Recife, aconteceu no dia 16 de setembro.

  • Patrícia Domingos (Podemos)

Delegada Patrícia Domingos é, oficialmente, candidata à prefeita do Recife
Delegada Patrícia Domingos, Léo Salazar e Daniel Coelho, em convenção. Foto: Reprodução/Instagram

Vice: Leo Salazar (Cidadania)

Coligação: Liberta Recife

Partidos: Podemos e Cidadania

Perfil da candidata: Carioca, Patrícia Domingos de 38 anos e é formada em direito, com pós-graduação em direito público. Assumiu o cargo de delegada da Polícia Civil de Pernambuco em 2008. Ela fez parte do Grupo de Operações Especiais e foi titular da Delegacia do Centro de Jaboatão. Domingos foi titular da Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decasp) por quatro anos e se candidata pela primeira vez a um cargo político.

A delegada Patrícia Domingos (Podemos) oficializou sua pré-candidatura a prefeita do Recife em convenção partidária, no dia 16 de setembro.

  • Thiago Santos (UP)

Thiago Santos foi oficializado como candidato à prefeitura do Recife/ Foto: Reprodução/TV Globo

Vice: Aníbal Valença (PCB)

Coligação: Recife

Partidos: UP e PCB

Perfil: Recifense, Thiago Santos de 35 anos é advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho. Ele é um dos fundadores do partido Unidade Popular, fundado em 2019. Participou da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). Santos também foi dirigente do sindicato de operadores de telemarketing de Pernambuco e da Federação Interestadual de trabalhadores em telecomunicações (Fitratelp).

  • Victor Assis (PCO)

O candidato do PCO à Prefeitura do Recife, Victor Assis/ Foto: Reprodução

Vice: Roberta Rita (PCO)

Coligação: Não fechou apoio com partido algum

Partidos: PCO

Perfil: Recifense, Victor Assis tem 25 anos e é militante no PCO desde 2015. Integrante do Coletivo de Negros João Cândido e da comissão de redação do Diário Causa Operária, ele também é músico, técnico em eletrônica e apresentador da Causa Operária.