Escolha

Economista Ecio Costa será o coordenador do programa de governo de Mendonça Filho

O economista Ecio Costa será o coordenador do programa de governo do candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa virtual, nesta quinta-feira (17), que contou com a participação da deputada estadual e candidata a vice na coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PTB, PSDB e PL), Priscila Krause (DEM).

O plano terá quatro eixos estruturadores de desenvolvimento: social, econômico, urbano e institucional. As equipes por eixos temáticos estão sendo definidas e serão divulgadas ao longo dos próximos dias.

“Agradeço o convite para compor esta nova equipe e posso dizer que estamos trabalhando para construir propostas que, após as eleições, se tornem políticas públicas implantadas para o conforto e segurança da população. Ao longo dos dias vamos intensificar esses debates para oferecer um programa robusto que solucione as carências do povo recifense”, afirmou Ecio Costa.

O economista é PhD em economia pela University of Georgia (EUA) e professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além dele, a equipe conta, ate o momento, com Manoel Medeiros Neto, jornalista formado pela UFPE, economista graduado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), especialista em Planejamento e Gestão Pública pela Universidade de Pernambuco (UPE) e coordenador de comunicação e conteúdo do gabinete da deputada estadual Priscila Krause, e Tiago Levi Diniz Lima, biólogo, doutorando em Ciência Política e mestre na mesma graduação e em Genética, pela UFPE.

“Convidamos profissionais qualificados, conhecedores do Recife e dos problemas enfrentados pela população, herança de uma gestão fracassada dos governos de esquerda que há 20 anos sucateiam a capital pernambucana. Juntos, como muito trabalho e ouvindo as necessidades do povo, vamos tirar o Recife do atraso em que se encontra e fazer nossa capital voltar a ser protagonista, não só no Nordeste, mas no Brasil. O recifense merece esse cuidado”, afirmou Mendonça Filho.

A primeira área do plano de governo será o Desenvolvimento Social e agregará educação, segurança, saúde, esportes e lazer, e direitos humanos. A segunda esfera, Desenvolvimento Econômico, comportará empreendedorismo, trabalho e renda, cultura e turismo, e tecnologia e inovação.

O terceiro eixo será o Desenvolvimento Urbano, unindo planejamento urbano, habitação, saneamento, mobilidade e meio ambiente. Já o quarto alicerce, Desenvolvimento Institucional, terá seu foco em gestão, cidade digital e desburocratização.

Priscila Krause destacou que o programa atende ao contexto do Recife como importante centro urbano a nível nacional e, em sua análise, ressaltou, a necessidade de a nova gestão valorizar os recursos financeiros e humanos, os servidores públicos e o monitoramento de um orçamento de resultados. Ela afirmou que o documento está sendo elaborado considerando a experiência das pessoas envolvidas cujo foco principal é a reconstrução do Recife.

“Vamos aperfeicoá-lo à medida em que os debates forem ocorrendo durante a campanha para resgatar o Recife. Não iremos descansar enquanto não sanarmos as graves sequelas dos 20 anos de gestão desastrosa de PT e PSB, marcados por administrações inchadas e lentas. O Recife tem sido colocado abaixo de interesses particulares, assim como o Brasil foi pelo mesmo grupo que levou o país ao atraso. Temos muito a entregar à população recifense”, declarou Priscila Krause.

A conferência virtual contou com a participação de jornalistas que puderam esclarecer dúvidas sobre o futuro plano de governo e conhecer mais das propostas que Mendonça Filho pretende apresentar durante a campanha eleitoral. Todo o evento foi realizado respeitando os protocolos sanitários de combate à Covid-19.