Eleições 2020

Mendonça Filho será lançado candidato a prefeitura do Recife nesta quarta-feira com apoio do PTB, PSDB e PL

O partido Democratas do Recife realiza na próxima quarta-feira (16/09), às 16h, no Mar Hotel, em Boa Viagem, convenção municipal conjunta com o PSDB para homologar a candidatura do ex-ministro, Mendonça Filho, para prefeito do Recife e de 55 candidatos à vereador. A candidatura de Mendonça conta com o apoio do PTB, de Armando Monteiro, do PSDB, de Bruno Araújo, e do PL, de Anderson Ferreira.

Veja Mais

>TSE aprova as contas da campanha de Mendonça de 2018

O evento obedecerá ao protocolo de prevenção da pandemia para eventos, sendo limitado no presencial aos candidatos a vereador, convencionais e líderes partidários. Os demais filiados poderão acompanhar em plataforma digital pelo Zoom, pelo YouTube pelas redes sociais de Mendonça.

Mendonça Filho foi governador, ministro da Educação e secretário de Estado, deputado estadual e federal.

Mendonça Filho é disparado, o pré-candidato mais associado pelo eleitor do Recife ao presidente Bolsonaro

O ex-ministro Mendonça Filho do Democratas é o pré-candidato a prefeito mais associado pelo eleitorado do Recife ao presidente Jair Bolsonaro, com 33%, o dobro das citações dos segundos colocados Delegada Patrícia Domingos (18%) e Daniel Coelho (12%),  que caiu 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior (16%).

Com 800 entrevistas com eleitores de Recife e margem de erro máxima de 3,5%, a pesquisa mostra que o deputado Alberto Feitosa, que se apresenta como o candidato de Bolsonaro, continua na penúltima posição na associação com o presidente, com 7% e Charbel, 3%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Mesmo com o presidente Bolsonaro tendo afirmado que não pretende se envolver na disputa do 1º turno desta eleição no País, o voto do bolsonarismo pode ter um peso diferenciado no Recife. Nas eleições presidenciais de 2018 o presidente Jair Bolsonaro teve 43,14% dos votos no Recife. Mais de 13 pontos percentuais à frente do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), apoiado pelo PSB, Fernando Haddad, 26 pontos percentuais a mais que o pedetista Ciro Gomes. No segundo turno Bolsonaro obteve 47,5% dos votos dos recifenses.

A pesquisa do Instituto Conectar mostra que o cenário da disputa para a Prefeitura do Recife ainda não tem favorito. O cenário continua embolado entre os pré-candidatos do governo e da oposição.

A pesquisa mostra, na estimulada, empate técnico entre João Campos, 14% (PSB), Mendonça Filho, 13% (DEM), Daniel Coelho, 13% (Cidadania), Marília Arraes (PT), 13% e a Delegada Patrícia Domingos, 11% (Podemos). Charbel do Novo não pontuou neste cenário. Dos cinco candidatos, João Campos, numericamente com o maior percentual, oscilou negativamente dois pontos percentuais em relação a primeira pesquisa da Conectar, caindo de 16% para 14%.

Qualquer um dos cinco pré-candidatos melhor pontuados na pesquisa pode estar liderando a disputa, dentro da margem de erro de 3,5%. Túlio Gadelha do PDT tem 3%, Alberto Feitosa e Marco Aurélio com 2%. A indefinição do eleitor se mantém em dois outros cenários. No primeiro cenário reduzido, João Campos tem 19%, Mendonça Filho 17%, Marília Arraes, 17%, Patrícia Domingos 16% e Charbel, 2%.  No segundo cenário – sem Mendonça e com Daniel -, João Campos oscila um ponto percentual positivo e vai para 20%. O mesmo acontece com Marília, que passa para a segunda colocação com 18%. Patrícia Domingos permanece com 16%, empatada com Daniel, 16% e Charbel 1%.

O Instituto Conectar é comandado pelo sociólogo, Maurício Garcia, sociólogo, um dos pesquisadores mais respeitados do mercado, tendo trabalhado durante mais de 20 anos no IBOPE, onde coordenou centenas estudos quantitativos e qualitativos de pesquisa. Também trabalhou no instituto de pesquisas pernambucano Ipespe durante mais de 3 anos. Maurício Garcia é associado à Wapor (World Association for Public Opinion.

A coleta das entrevistas foi realizada entre os dias 21 e 24 de agosto de 2020. Foram realizadas 800 entrevistas com eleitores de Recife, consequentemente, a margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo DEMOCRATAS – ORGAO DEFINITIVO – PERNAMBUCO – PE – ESTADUAL / DEM. A pesquisa foi registrada sob o número: PE-07000/2020.