Opinião

Bolsonaro diz que fará enquete sobre punição a maus-tratos a animais

Durante a tradicional live de quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre o projeto de lei que quer aumento de pena para quem maltratar animais. Bolsonaro ressaltou ontem (10) que não é fácil tomar uma decisão como essa e disse que fará uma enquete no Facebook para saber a opinião das pessoas a respeito do assunto.

“O que eu pretendo fazer, vou colocar no meu Facebook o texto da lei para o pessoal fazer comentários. Só deixo avisado, quem for para a baixaria é banimento. Pode reclamar, a pena é excessiva, é grande, tem que sancionar, tem que vetar. Porque não é fácil tomar uma decisão como essa daí”, pontuou.

Na quarta-feira (9), o Senado aprovou a proposta que eleva as penas para quem maltratar animais domésticos, como cães e gatos. Atualmente, a legislação prevê detenção de três meses a um ano, além da multa. O projeto aprovado, amplia para reclusão de dois a cinco anos e multa, com proibição de guarda do animal, uma inovação do projeto. O texto agora depende da sanção ou do veto de Bolsonaro.

Na fala de Bolsonaro sobre o assunto, Bolsonaro questionou a nova penalidade e pediu a opinião da youtuber mirim Esther Castilho, que o acompanhou na transmissão ao vivo. “Dá para você entender o que são dois anos de cadeia porque uma pessoa maltratou um cachorro? A pessoa tem que ter uma punição, mas dois anos… Dois a cinco anos?”

A menina respondeu:  “Eu acho que é muito pouco (a pena), viu. A gente tem que cuidar do animal, não tem que maltratar ele”, afirmou.

Nesta semana, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, pediu nas redes sociais para que o marido sancionasse a lei. Na publicação, Michelle colocou uma foto de Bolsonaro com um cachorro, recém adotado por ela.