Pernambuco

Bandeira de Pernambuco é eleita a mais bonita do país pela segunda vez

A bandeira de Pernambuco foi novamente eleita a mais bonita do Brasil, após disputa para eleger a bandeira mais bonita do Brasil no Twitter, nesta quinta-feira (10). O nome do Estado está entre os assuntos mais comentados da rede social.

A primeira vez que a eleição virtual aconteceu foi em janeiro, quando uma usuária da rede social questionou qual era a bandeira mais bonita do país. Desta vez, a mesma pergunta voltou a circular e pelas respostas recebidas, a bandeira de Pernambuco manteve sua posição no pódio.

Alguns políticos pernambucanos defenderam a bandeira pernambucana e postaram seu amor ao Estado.

Ver mais:

>> Governo de Pernambuco lança plataforma virtual para facilitar negócios

>> Governador de Pernambuco comandará cerimônia em homenagem a Revolução de 1817

>> Paulo Câmara: “A Data Magna significa reafirmar valores de justiça, liberdade e democracia”

“Qual a bandeira de estado mais bonita do Brasil e porque é a de Pernambuco? Sem bairrismo, apenas fatos!”, escreveu o deputado federal Túlio Gadelha (PDT).

A pré-candidata à vereadora do Recife, Karla Falcão (Cidadania), também postou uma homenagem ao Estado

“Contra fatos não há como dizer que se trata de bairrismo. A bandeira mais bonita é esta. E ela é de PERNAMBUCO!”, escreveu.

Entenda a bandeira:

As cores e os símbolos falam pelo Estado. O criador da bandeira foi o padre e revolucionário João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, ainda no período da efêmera república pernambucana de 1817.

Na época,  a cor azul foi para simbolizar o céu; a cor branca representava a união da nação; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) assinalava o início de uma nova era; as três estrelas representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte — e outras estrelas seriam inseridas em volta do arco-íris ao passo que outras capitanias brasileiras aderissem oficialmente à Confederação —; a cruz era uma referência à denominação do Brasil em seus primórdios (Terra de Santa Cruz); e o Sol iluminava o futuro.

Na bandeira atual, adotada em 1917, a única modificação da bandeira original foi a retirada de duas das três estrelas inseridas acima do arco-íris.