Nobel

Presidente Donald Trump é indicado ao prêmio Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021 por sua atuação na pacificação das relações entre Israel e Emirados Árabes Unidos, anunciada em 13 de agosto.

A informação da emissora norte-americana Fox News. A indicação foi feita pelo parlamentar norueguês Christian Tybring-Gjedde.

“Pelo mérito dele, acho que ele fez mais tentando criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao Prêmio da Paz”, disse o político.

Tybring-Gjedde é presidente da delegação norueguesa na Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan).

“De fato, Trump quebrou uma sequência de 39 anos de presidentes americanos que começaram uma guerra ou levaram os Estados Unidos a um conflito armado internacional. O último presidente a evitar isso foi o ganhador do Prêmio da Paz Jimmy Carter”, declarou em uma carta.

As indicações para o Nobel da Paz deste ano se encerraram em fevereiro. Donald Trump também foi indicado ao Nobel da Paz em 2018.

A nomeação foi defendida após os parlamentares conservadores da Noruega destacarem os esforços do republicano em negociar o desarmamento da Coreia do Norte com o ditador Kim Jong-un.

Nobel da Paz 2018

A ex-escrava sexual do grupo extremista Estado Islâmico Nadia Murad e o médico ginecologista Denis Mukwege ganharam o Prêmio Nobel da Paz 2018 por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e conflito armado. O anúncio dos vencedores foi feito em Oslo, na Noruega.