Saúde

José Dirceu passa por cirurgia após suspeita de câncer no rim

Ex-ministro do governo Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira (8) onde precisou ser internado para realização de exames.

O ex-ministro José Dirceu, de 74 anos, precisou ser internado nesta terça-feira (8), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar de um tumor maligno no rim.

De acordo com o boletim médico, Dirceu está “com diagnóstico de um pequeno tumor de 2,5 cm” e “a opção de tratamento escolhida foi uma ablação percutânea do tumor, que significa a ‘destruição tecidual’ guiada por tomografia”. O hospital informou que o procedimento “é equivalente ao tratamento cirúrgico. A técnica, minimamente invasiva e curativa”.

Além da tomografia, José Dirceu passou por uma biópsia do tumor na qual foi indicado que era maligno. Ainda segundo o boletim, a cirurgia foi um sucesso e Dirceu deverá receber alta ainda hoje (9).

Alvo de escândalos de corrupção

O ex-ministro do governo Lula (PT) se tornou alvo da Operação Lava Jato sendo condenado por duas vezes. No primeiro processo, em 2016, ele recebeu pena 30 anos e 9 meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Em 2019, Dirceu deixou a prisão após determinação da Justiça do Paraná. A decisão foi da juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, após os advogados do ex-ministro protocolarem pedido de habeas corpus baseado na mudança do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a execução de pena dos réus condenados em 2ª instância. O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu ao ex-ministro um habeas corpus e o direito de aguardar o julgamento dos recursos desse processo com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Mesmo tendo sido condenado, Dirceu recebe um benefício de mensal de R$ 9.646,57, autorizado pelo  Tribunal de Contas da União (TCU).

O acórdão que aprovou a aposentadoria a Dirceu foi relatado pelo ministro Augusto Nardes. Segundo o documento, o benefício foi concedido na “modalidade voluntária, com proventos proporcionais, calculados com base na remuneração/subsídio dos membros do Congresso Nacional, consoante regras do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC)”.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal