Eleições 2020

PSOL Recife ratifica indicação de Severino Alves para vice de Marília Arraes

O Diretório Municipal do PSOL Recife oficializou, em reunião realizada na noite da última sexta-feira (4), a indicação do nome de  do presidente estadual do PSOL, Severino Alves, para vice-prefeito de Marília Arraes (PT) nas eleições municipais deste ano. O PSOL  marcou a sua convenção para o próximo dia 12, às 19h, em formato virtual.

Ao formar aliança com a petista, Severino Alves salienta que decisão é uma tática eleitoral para a construção de uma Frente de Esquerda na disputa. “Já estamos construindo junto ao PT essa aliança que é programática e tática”, disse Severino.

Leia na íntegra a decisão

Em função da provável construção de uma Frente de Esquerda nas eleições municipais de Recife em 2020, sinalizada publicamente pela pré-candidatura de Marília Arraes do PT, o Diretório Municipal do PSOL Recife definiu como tática eleitoral prioritária a formação de uma aliança política com essa candidatura em acordo com as resoluções aprovadas pelo Diretório Nacional do PSOL;

– Considerando que a definição final sobre as coligações e sobre a tática eleitoral do PSOL para as eleições municipais de 2020, conforme resolução do DN, inclusive se for o caso, compondo à Chapa Majoritária como parte de uma FRENTE , caberá ao próprio DM do Recife;

– Respeitando a dinâmica interna e às resoluções políticas e de tática eleitoral do Partido dos Trabalhadores e sua candidatura majoritária.

A Direção Municipal do PSOL Recife resolve:

1) Indicar o nome do filiado SEVERINO SOUTO ALVES para o cargo de VICE da chapa majoritária liderada por Marília Arraes do PT.

2) Convocar a convenção partidária do PSOL Recife em modo virtual para o sábado dia 12 de setembro de 2020. 


Recife, 04 de setembro de 2020

Diretório Municipal do PSOL Recife

Sem candidatura própria

O PSOL nacional decidiu apoiar a candidata Marília Arraes (PT) nas eleições municipais do Recife. Essa é a primeira aliança devidamente formalizada da petista no pleito eleitoral. Ao declarar apoio a Marília, o PSOL rejeitou, em votação, a possibilidade de lançar uma candidatura própria para a disputa.

A decisão ocasionou na retirada do ex-deputado federal, Paulo Rubim, nome cotado inicialmente para concorrer nas eleições. Em nota, Juliano Medeiros, presidente nacional do PT, confirmou a aliança, a fim de formar uma frente de oposição ao bolsonarismo no estado.

“Foi rejeitado em votação no Diretório Nacional do PSOL, por 35 votos contrários e 28 votos a favor, o recurso apresentado por filiados do PSOL do Recife que solicitava a realização de prévias para a disputa eleitoral majoritária na capital pernambucana em 2020. O pedido apreciado na tarde de sábado (8), ao ser rejeitado, reafirma a decisão do Diretório Municipal do PSOL em Recife de formação de uma frente de oposição ao governo municipal e ao bolsonarismo em Pernambuco”, afirma trecho da nota.