Rompimento

Aliado petista, PCdoB rompe tradição e indica Orlando Silva à Prefeitura de SP

É a primeira vez que o partido lança um candidato a prefeito na capital paulista, ao menos desde 1985.

Aliado petista, PCdoB rompe tradição e indica Orlando Silva à Prefeitura de SP

O deputado Orlando Silva/ Foto: Câmara dos Deputados

Publicado em 6 de setembro de 2020 - 11:56

Por

Um aliado histórico do Partido dos Trabalhares, rompeu a tradição e terá candidatura própria nas próximas eleições municipais em São Paulo. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou a candidatura do deputado federal Orlando Silva.

A convenção municipal também marcou a aprovação das candidaturas de 83 candidatos a vereador na capital paulista. O PCdoB ainda não anunciou quem será o vice de Orlando e procura uma mulher para a vaga.

“O prefeito de São Paulo tem uma missão a cumprir não precisa ser amigo nem inimigo do presidente da República nem do governador para fazer a cidade ser respeitada”, disse Silva.

Ex-ministro dos Esportes de 2006 a 2011, entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Orlando Silva enfrenta sua primeira eleição a cargo no Executivo, deixando a tradição de apoiar o PT. Ele está em seu segundo mandado na Câmara dos Deputados e também foi vereador em São Paulo.

O PCdoB tem tradicionalmente apoiado candidaturas do PT na maior parte dos pleitos municipais desde a redemocratização, mas neste ano o partido tem dito que “chegou a hora” de lançar uma campanha independente. Para Silva, isso ocorre por causa do momento político no país.

“Chegou a hora, primeiro porque o Brasil vive uma mudança de ciclo político”, disse o candidato. “É normal. São momentos em que antigas experiências encerram, novas experiências começam”.

A convenção também lançou o primeiro vídeo da campanha à prefeitura. O mote da campanha é “governar primeiro para quem mais precisa”. No vídeo, diz que quer ser o “prefeito preto” de São Paulo.

“Eu quero colocar o tema da igualdade no centro da disputa política”, disse.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com