Olinda

Secretária de Saúde de Olinda convoca jovens para vacina contra o sarampo

Imunização está disponível em todas as unidades da rede de saúde do município.

Secretária de Saúde de Olinda convoca jovens para vacina contra o sarampo

Saúde de Olinda convoca jovens para se vacinar contra o sarampo/ Foto: Divulgação/ Olinda

Publicado em 5 de setembro de 2020 - 13:23

Por

O Programa Nacional de Imunização de Olinda (PNI) convoca todos os jovens com idades entre 20 e 49 anos para tomar a vacina contra o sarampo.

A imunização está disponível em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A gerente do PNI, a enfermeira Roberta Alcântara, recomenda a vacinação aos jovens.

“Sob orientação do Ministério da Saúde, estamos vivenciando uma campanha em todo território nacional contra o sarampo, pelo motivo do vírus permanecer circulante. Portanto, convido todo jovem na idade recomendada pelo Ministério para procurar uma unidade de saúde mais próxima da residência para tomar a vacina”.

Dados da doença

Em 2019, 9% dos municípios (526) registraram 18.203 casos confirmados e 15 mortes por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e uma em Pernambuco. São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090, 88,4% do total, em 259 municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo, com 77 casos; Rio de Janeiro, com 73; Paraná, com 27; Santa Catarina, 22, e Pernambuco, três casos.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.

Em torno de três a cinco dias podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Olinda

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com