Investigação

Vereadores do Cabo são alvos de operação da Polícia Civil por suspeita de desvio de dinheiro e associação criminosa

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Efeito Dominó que investiga possíveis crimes de associação criminosa e desvio de dinheiro que teriam sido praticados por parlamentares da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Os mandados foram expedidos por ordem juiz da primeira Vara Criminal da Comarca do Município. Os nomes dos vereadores alvos da operação não foram divulgados. Segundo Polícia, detalhes da operação serão divulgados no final da investigação.

A ação é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (Diresp), sob a presidência da delegada Isabela Veras Sousa Porpino, adjunta da 2° Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

A Operação Efeito Dominó é mais uma que mira na Câmara Municipal do Cabo. A Casa Parlamentar já havia sido alvo de uma ação nomeada de “Ghost”, a qual afastou cinco vereadores em 2018.

Em julho deste ano, um vereador chegou a ser preso na Operação Rateio I, que apurou crimes de organização criminosa, falsidade documental, peculato e frustração de direito trabalhista.