Recife

Prefeitura do Recife prorroga campanha de vacinação contra sarampo

A Prefeitura do Recife prorrogou a vacinação contra sarampo para adultos, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que seria finalizada nesta segunda-feira (31), continuará nas 130 unidades de saúde do município até o dia 31 de outubro.

Devem receber a tríplice viral todos as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina anteriormente. O Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou mais de 7.500 doses de tríplice viral em adultos nessa faixa etária.

Ainda podem se vacinar as crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram a tríplice viral ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar. A vacinação contra o sarampo não precisa de reforço anual.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibilizará a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, em mais de 130 postos da rede municipal, além de outras unidades de saúde abastecidas pelo Programa de Imunização do Recife. As unidades de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As listas das unidades de saúde com sala de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

“O medo de contrair a covid-19 pode ter sido um dos motivos de as pessoas não procurarem se vacinar contra o sarampo durante a campanha. Mas é importante que todos tomem os cuidados necessários e compareçam aos postos de saúde para receber a tríplice viral. Esse é um passo fundamental para o resgate da certificação da eliminação do vírus do sarampo no Brasil”, destaca a diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

Prefeitura do Recife prorroga campanha de vacinação contra sarampo para adultos
Prorrogada campanha de vacinação contra sarampo para adultos/ Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

O Programa de Imunização do Recife vai aproveitar a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, aplicando outras imunizações necessárias. Para agilizar o atendimento, a Sesau pede que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do SUS, se tiverem.

Em 2019, a Campanha Nacional de Vacinação do Sarampo focou nas crianças de 6 meses a 4 anos e, num segundo momento, nos jovens de 20 a 29 anos. Desde o início deste ano, o MS tem priorizado a vacinação justamente das crianças e jovens que não foram público-alvo da campanha do ano passado.

No Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral deve ser dada às crianças aos 12 e aos 15 meses. Em 2019, a Secretaria de Saúde do Recife cumpriu a meta de vacinar 95% dos bebês nessa faixa etária.

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa e transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a se manifestar entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife