Multidão

Praias no Rio de Janeiro ficam cheias; Em Pernambuco também teve lotação e desrespeito da população

Sol forte, céu azul e muito calor são motivos suficientes para encher as praias do Rio de Janeiro em condições normais, mas durante a pandemia da covid-19 não deveria ocorrer. Neste domingo (30), não foi diferente do que vem acontecendo nos fins de semana da cidade, apesar do decreto municipal que proíbe a permanência de frequentadores na areia. 

Nas praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, na zona sul, e Barra da Tijuca, na zona oeste, o que se via era muita aglomeração. Pessoas que não respeitavam não só o distanciamento, mas também não usavam máscaras.

Os banhos de mar e os esportes marítimos estão permitidos na capital, no entanto, a prática de jogos na areia como a altinha ainda não. Isso também foi desrespeitado. 

Os ambulantes podem trabalhar, sem oferecer o aluguel de cadeiras e de barracas e bebida alcoólica. Em alguns pontos da orla, o número de barracas parecia o de um dia como outro qualquer sem os efeitos da pandemia. O colorido se espalhou e em alguns espaços era difícil ver a faixa de areia.

Pernambuco

As praias das cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes foram tomadas por banhistas neste domingo, dia 30 de agosto. A famosa beira mar de Boa Viagem recebeu uma quantidade grande de pessoas que se aglomeravam na faixa da areia. 

Na praia de Piedade, outro flagrante de grande concentração de pessoas também foi percebido. O período da manhã concentrou mais populares em toda extensão da faixa de areia do que a tarde.

Em Olinda, movimento intenso com prática de esportes e banho de mar. Pouco se viu o uso de máscara. A movimentação era intensa em quase toda parte principal da orla da cidade.

Comércio

Após análises feitas pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, a retomada do comércio de praia foi autorizada pelo Governo de Pernambuco, a partir desta segunda-feira, dia 31 de agosto, seguindo novos protocolos de higiene, saúde e comunicação.