Prioridades

Vereadora Michele Collins fala da importância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Autora da Lei Nº 18.246/2016, que criou de 21 a 28 de agosto, na cidade do Recife, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a vereadora Missionária Michele Collins (PP), falou sobre a importância da realização desta semana para garantir que todos os direitos da pessoa com deficiência sejam respeitados.

Para a parlamentar, mesmo com todos os avanços, ainda há muito o que percorrer para se ter um Recife acessível a todos. “Ainda há muito o que fazer para garantir que a pessoa com deficiência tenha acessibilidade, uma saúde de qualidade e que seja ouvida. Quantos lugares faltam rampas de acesso, elevador apropriado, calçadas que um cadeirante e um cego possam andar. Quando se fala em interprete de libras isso fica ainda mais distante. Por isso, a criação da semana traz esse debate a sociedade e ao poder público”, explicou.

A vereadora é uma das mais atuantes na área da pessoa dom deficiência com leis como a nº 18.040/14 que diz respeito aos estabelecimentos públicos e privados do Recife, que deverão adaptar à altura de pelo menos um de seus guichês para o atendimento de pessoas com deficiência que dependem de cadeira de rodas para sua locomoção; e a lei nº 18.166/15, onde obriga as autoescolas da nossa cidade a disponibilizaram, no mínimo, um veículo adaptado para utilização de seus alunos com deficiência.

Além disso, a lei nº 18.257/16 pede a presença de intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais) na administração direta e indireta do Recife e a lei nº 18.016/14 que proíbe o atendimento aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência no segundo piso das agências bancárias.