Olinda

Policlínicas de Olinda retomam exames de filariose a partir desta segunda-feira (24)

Exame da gota espessa estará disponível das 23h à 1h da madrugada nas policlínicas de São Benedito e João Barros Barreto.

Policlínicas de Olinda retomam exames de filariose a partir desta segunda-feira (24)

Policlínicas de Olinda retomam exames de filariose a partir desta segunda-feira (24)/ Foto: Divulgação

Publicado em 24 de agosto de 2020 - 10:50

Por

A Secretaria de Saúde de Olinda retoma nesta segunda-feira (24) os exames para diagnóstico de filariose, uma doença parasitária causada por vermes e transmitida através da picada de insetos. A coleta, uma furadinha no dedo denominada gota espessa, estará disponível nas Policlínicas de São Benedito (próxima ao Terminal Integrado de Xambá) e João Barros Barreto (Carmo).

O exame será realizado de segunda a quinta-feira de 23h às 1h da manhã, pois é a hora que se identifica mais facilmente as microfilárias no sangue. Destaca-se ainda que a população pode ficar tranquila sobre as medidas adotadas de prevenção ao enfrentamento da pandemia, bem como de segurança, pois ambas unidades têm vigilância noturna em regime de plantão, de domingo a domingo.

A filariose é uma doença infecciosa popularmente conhecida por elefantíase ou filariose linfática e causada pelo parasita Wuchereria bancrofti, transmitida para as pessoas por meio da picada da muriçoca infectada (mosquito Culex quinquefasciatus).

Os sintomas da filariose são: febre, dor de cabeça, calafrio, náusea, sensibilidade dolorosa e vermelhidão ao longo do vaso linfático, lesões genitais, inchaço do membro, fotofobia (sensibilidade ou aversão à luz), linfadenite (infecção nos linfonodos) e microfilaremia (microfilárias no sangue).

Após a realização do exame e constatada a presença de microfilárias no sangue, o paciente será notificado e acompanhado pelo clínico para iniciar o tratamento.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Olinda

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com